fotoPalmas-600x400-EFC-EntregaLivros.jpg

27/06/19 11:46 / Atualizado em 27/06/19 12:05

Livros entregues pela Fenae são apresentados às crianças de escolinha municipal de Palmas

Com a remessa de 250 exemplares, expectativa é que doação dos empregados da Caixa contribua com reforço no desenvolvimento e capacidade de leitura das crianças de 2 a 5 anos

Em Palmas, capital de Tocantins, crianças de 2 a 5 anos, do Centro Municipal de Educação Infantil Sementes do Amanhã, foram agraciadas com 250 exemplares de livros infantis do Biblioteca Renovada, que faz parte do Eu Faço Cultura, programa promovido pela Fenae e pelas Apcefs. A entrega foi realizada nesta quarta-feira (26), com a presença do diretor sociocultural da Fenae, Moacir Carneiro.

Os empregados da Caixa foram citados nos agradecimento de Moacir Carneiro por terem doado por meio do Incentivo à Cultura e, desta forma, contribuírem com o reforço no desenvolvimento e na capacidade de leitura de crianças de escolas e ONGs nos diversos municípios do país, a exemplo da escolinha de Palmas.

“Este é um presente dos empregados da Caixa do Brasil inteiro, que hoje estamos levando às escolas pelo belo programa da Fenae e das Apcefs. É uma espécie de prestação de contas da forma responsável de como empregamos o incentivo à cultura”, afirmou Moacir.

O momento da entrega dos livros se tornou uma apresentação lúdica no pátio com a participação das crianças, conduzida pela supervisora Darilene Paiva Lima. O diretor da escola também exaltou a contribuição cultural que o livro é capaz de fazer para elevar o aprendizado das crianças. A supervisora demonstrou alguns exemplares que foram para o acervo da sala de leitura, a exemplo do divertido “Mônica: Narizinho Arrebitado”.

A ocasião também foi de agradecimento à iniciativa da professora do Cmei, Priscila Machado, que manteve o primeiro contato com o Eu Faço Cultura, que possibilitou a doação. Priscila Machado contou como conheceu a iniciativa: “Fiquei sabendo sobre o projeto Eu Faço Cultural por meio da rede Conectando Saberes, que integra professores transformadores. Levamos a proposta para a unidade, nos cadastramos e esperamos ser contemplados com livros avulsos ou distribuição de ingressos de cinema. Mas foi muito maior do que isso, hoje a nossa biblioteca vai ser ampliada em número de livros e nós vamos fazer mais cultura”, alegrou-se.

Em relação à distribuição dos 3 mil que está sendo realizada em 12 instituições nesta semana, Moacir Carneiro manifestou a expectativa sobre o efeito que se produzirá para as gerações futuras que terão acesso aos exemplares distribuídos da escola: “Além dos benefícios para estas crianças, pode-se somar o efeito residual que ocorre com o acesso aos livros daquelas crianças que ainda virão. Isso é muito gratificante porque possibilita a cultura todos os dias e não somente de levá-los ao cinema ou ao teatro somente um dia”, contou.

São 3 mil distribuídos em nove estados

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e renovar as bibliotecas, o projeto Biblioteca Renovada do Programa Eu Faço Cultura entregou, nesta quarta-feira (26), 3 mil livros paradidáticos a escolas e ONGs de nove Estados do país. Cada instituição contemplada receberá um acervo com 250 livros. As contempladas localizam-se nas cidades de Belém (PA), Cuiabá (MT), Guaratinguetá (SP), Maceió (AL), Novo Horizonte do Sul (MS), Paço do Lumiar (MA), Salvador (BA), Três Barras do Paraná (PR) e Palmas (TO).