ANTONIO MARCOS APCEF ACRE  600X400.jpg

08/11/19 11:29 / Atualizado em 12/11/19 13:50

Jogos Regionais: para atleta da Apcef/AC esporte ajuda a superar desafios

Antônio Marcos Diniz ficou afastado de competições por conta de problemas de saúde e volta a competir na edição de 2019

Para um atleta da delegação da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Acre (Apcef/AC), esta edição dos Jogos Regionais do Norte vai ser ainda mais especial. Afastado dos eventos esportivos desde 2014, por conta de problemas de saúde, Antônio Marcos Diniz de Araújo está retomando as corridas e o prazer de participar das competições. O atleta integra a delegação de 32 pessoas que a associação acreana levará para Belém (PA).

Há 12 anos na Caixa Econômica Federal, Antônio Marcos faz parte da equipe de atletismo e já participou dos Jogos Regionais de Porto Velho (RO), em 2009; Boa Vista (RR), em 2011; e Rio Branco (AC), em 2013. Competiu também nos Jogos da Fenae de Fortaleza (CE), em 2010, e Vitória (ES), 2012. O atleta já foi campeão nos 200m no regional, bicampeão nos 400m (regional), bicampeão no revezamento 4x100m (regional), campeão nacional dos 100m, 200m e 400m nos Jogos da Fenae.

“Comecei a correr justamente motivado em 2009 pelos regionais em Porto Velho. Eu tive um problema de saúde em 2014 que me afastou do trabalho e também das competições. Por isso minha expectativa este ano é simplesmente fazer uma boa corrida, não penso em medalhas neste momento. Só o fato de voltar já é uma conquista”, conta o atleta.

É justamente no atletismo que a Apcef/AC acredita ter mais chances de conquistar medalhas, segundo a presidente da entidade, Vanda da Cruz Cavalcante.  A delegação será composta por 29 atletas, dois acompanhantes e um técnico. Disputará as seguintes modalidades: Society Livre, Xadrez, Canastra, Atletismo, Tênis de Mesa feminino e masculino, Tênis de mesa dupla, Tenis de quadra e Natação.

“Os jogos regionais são importantes, porque é uma das formas de mostrarmos aos empregados da Caixa o que a Fenae faz por eles, além da atuação em outras áreas como a defesa da Caixa e dos direitos dos trabalhadores”, ressalta Vanda Cavalcante. Segundo ela, o evento ainda representa a celebração do esporte e a confraternização dos associados das Apcefs.

É por meio da promoção e do incentivo a práticas sociais, esportivas e culturais que a Fenae promove o bem-estar do pessoal da Caixa. Além dos Jogos Regionais, a Fenae promove um dos maiores eventos esportivos entre bancários, os Jogos da Fenae. A competição reúne milhares de atletas das 27 Apcefs promovendo a integração cultural e a confraternização entre pessoas de todas as regiões.

Programação

As competições do VIII Jogos Regionais do Norte acontecem na capital paraense, Belém, entre os dias 14 e 16 de novembro. São esperados cerca de 400 atletas inscritos, além dos acompanhantes e convidados.

A cerimônia de abertura será na quinta-feira (14), às 19h, no campo de futebol da sede da Apcef/PA, e no primeiro dia já acontecem as competições das equipes de futebol Society, o vôlei de areia e o de quadra. Atletas de seis estados irão participar de mais uma edição dos Jogos Regionais do Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.