ForumSocialMundial2018-600x400

13 Março 2018 - 10:31

Fórum Social Mundial espera reunir 60 mil pessoas em Salvador

Evento de resistência contra os retrocessos e ataques à democracia no Brasil começa nesta terça-feira, 13 de março

O Fórum Social Mundial (FSM) será realizado entre terça (13) e sábado (17), em Salvador (BA), com o tema central “Povos, Territórios e Movimentos em Resistência”, e o slogan “Resistir é criar, resistir é transformar”. O fórum se constitui como um evento de resistência contra os retrocessos e os ataques à democracia no Brasil. O evento foi criado em 2001, em Porto Alegre (RS).

Com programação vasta e diversificada, o evento terá como território principal o Campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de outros locais da capital baiana, como o Parque do Abaeté, em Itapuã, e o Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário da cidade. Segundo os organizadores, são esperadas cerca de 60 mil pessoas, de 120 países, reunidas para debater e definir novas alternativas e estratégias de enfrentamento ao neoliberalismo, aos golpes e genocídios que diversos países enfrentam na atualidade.

Com mais de 1.500 coletivos, organizações e entidades cadastradas, e em torno de 1.300 atividades autogestionadas inscritas, o Fórum Social Mundial reunirá representantes de entidades de diversos países.

Terça (13/03)
Marcha de Abertura, 15h, saindo da praça do Campo Grande, passando pela Avenida Sete, até a Praça Castro Alves, conhecida como “Praça do Povo”, onde será montado um palco para apresentações culturais, performances artísticas e musicais.

Quarta (14/03)
Às 9h, será realizado o Tribunal contra os Despejos, na Faculdade de Arquitetura da UFBA. Tribunal Popular para Julgamento dos Crimes de Feminicídio contra as Mulheres Negras, no auditório do IFBA; à tarde, a partir das 14h, Marcha das Mulheres Contra o Racismo, com concentração no Largo do Campo Grande; no mesmo horário será realizada a Assembleia Mundial da Juventude, no Acampamento Intercontinental das Juventudes, que será montado no Parque de Exposições de Salvador.

Quinta (15/03)
Às 17h, ato em Defesa da Democracia, no Estádio de Pituaçu, com as presenças dos ex-presidentes Lula, Dilma, Lugo (Paraguai) e Mujica (Uruguai).

Sexta (16/03)
Às 14h, Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistência, no Acampamento dos Povos Indígenas, no Centro Administrativo da Bahia.

Sábado (17/03)
Pela manhã, será realizada a Ágora dos Futuros, com a apresentação dos resultados das atividades do FSM, na Praça das Artes, campus de Ondina da UFBA.