14Aposentados400-100.jpg

24/01/21 09:01 / Atualizado em 22/01/21 17:17

Dia do Aposentado: homenagens da Fenae e das Apcefs em meio a grandes desafios

Para marcar a data neste domingo, em 24 de janeiro, iniciativas incluem o envio de carta aos aposentados e aposentadas da Caixa, show on-line com Zeca Baleiro e lançamento do programa Meu Ideal, entre outras atividades. Programação é especial e está voltada ao bem-estar dos aposentados filiados às associações de cada estado

A missão da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) é defender os direitos e promover o bem-estar do pessoal do banco. E os aposentados da instituição são uma das prioridades. Afinal, foram anos de dedicação dessas pessoas à construção de uma Caixa 100% pública e de um país digno e forte. Por isso, neste domingo, 24 de janeiro, Dia Nacional do Aposentado, a Federação e as 27 Apcefs prestam merecida homenagem a esses homens e mulheres, como uma forma de agradecimento pela contribuição à categoria e por agregar inestimável valor humano ao movimento associativo do banco e às lutas políticas.

Na programação, dessa vez em formato on-line por conta da pandemia da Covid-19, consta uma live comemorativa com o cantor Zeca Baleiro, a partir das 18h. Esse evento, a ser transmitido por uma plataforma restrita, será combinado com o lançamento do programa Meu Ideal, voltado ao bem-estar dos associados às Apcefs, com foco na vida saudável baseada em nutrição, atividades físicas e saúde mental. Haverá ainda sorteios de prêmios especiais.

Como o show virtual de Zeca Baleiro ocorrerá por uma plataforma restrita, a recomendação é para que os aposentados que desejam acompanhar a comemoração on-line entrem em contato com a Apcef de sua região e verifiquem nas redes sociais de sua associação o passo a passo para solicitar o acesso. Serão adotados, na ocasião, todos os protocolos de segurança. A equipe de segurança e o pessoal do estúdio vão manter o necessário distanciamento social, fazendo ainda uso de máscaras e medidas de higienização.

Como ocorre todos os anos, a Fenae enviou Carta aos Aposentados e Aposentadas da Caixa, como iniciativa para marcar a comemoração da data. O texto frisa que todo dia 24 de janeiro é o momento de agradecer e homenagear homens e mulheres que se esforçaram na estruturação de uma Caixa 100% pública, com um legado histórico de resistência e com a missão de construir cada vez mais um país cidadão, inclusivo e democrático.  A carta afirma ainda que, “em 2021, quando a Fenae completa 50 anos de história, união e lutas, o sentimento é de gratidão a cada um dos que ajudaram a construir uma entidade representativa e forte na mobilização pelos direitos e na promoção do bem-estar do pessoal da Caixa”.

“O Dia dos Aposentados nas Apcefs é um dos eventos mais importantes do nosso calendário. Trata-se de um momento único no qual prestamos uma justa homenagem aos colegas que foram fundamentais para a história da Caixa e do país, mas também tratamos dos problemas e dos riscos enfrentados por eles. É uma junção entre atividades voltadas para a qualidade de vida e para a conscientização e mobilização”, diz o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Para Vera Leão, diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas da Fenae, as entidades representativas do movimento associativo estão sempre pensando no bem-estar de aposentados e aposentadas da Caixa, oferecendo ao segmento projetos e programas sociais e culturais, além de lutas permanentes em defesa da Caixa e por novas conquistas. “É o exercício de estar sempre mais perto dos aposentados e aposentadas do banco”, resume.

Histórico

No Brasil, a homenagem ao Dia Nacional dos Aposentados em 24 de janeiro foi oficializada a partir da Lei nº 6.926, de 1981, por iniciativa do então deputado federal Benedito Marcílio. A Fenae e as Apcefs tornaram a data ainda mais especial no ano de 2009, quando adotaram o calendário anual no mês de janeiro para promover atividades específicas.

A data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da lei Eloy Chaves, que criou, na época, a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).