Notícias

Personagem Cervejas especiais.jpg

24/01/20 11:13 / Atualizado em 24/01/20 11:44

minuto(s) de leitura.

Curso de Cervejas Especiais chega ao Ceará para revolucionar o paladar dos cervejeiros

​​​​​​​As cervejas especiais caíram de vez no gosto dos brasileiros. Em Fortaleza, não é diferente, por isso o curso da RC já chegou fazendo sucesso entre os associados da Apcef CE. Curso termina hoje (24).

Em clima de descontração e aprendizado, começou nesta quinta-feira (23) o curso presencial de Degustação e Harmonização Guiada de Cervejas Especiais promovido pela Rede do Conhecimento, em parceria com Fenae e Apcef/CE. Em dois dias de curso, a turma de 22 associados e dependentes estará no Clube da Caixa para aprofundar seus conhecimentos sobre o vasto universo da bebida, sob o comando do professor e sommelier Marcelo Salviano.

No primeiro dia, os alunos aprenderam sobre a história, o processo de produção e as características dos principais ingredientes da cerveja. Também receberam dicas preciosas para uma degustação completa que depreenda o máximo de cada gole, com atenção às cores, texturas, aromas e sabores.

Foram abordados ainda: as diferenças entre as cervejas especiais e comerciais; os estilos Ale e Lager; e as características das escolas cervejeiras alemã, belga, inglesa, norte-americana e brasileira. A cada tópico estudado, os associados se divertiam com a troca de curiosidades e impressões.

Para potencializar os sabores e apurar ainda mais o paladar dos cervejeiros, foram servidos aperitivos específicos para harmonizar com cada cerveja apresentada. Ao longo da noite, os alunos degustaram cinco rótulos de origens e tipos variados. Cerveja harmonizada com limão, rúcula e chocolate dá certo? Os associados provam que é possível.

“O objetivo do nosso curso é mostrar que têm muito mais sabor e muito mais aroma nas cervejas. Além disso, quando chega no mercado, o consumidor fica perdido com a infinidade de opções de cervejas especiais, então com os novos conhecimentos, o aluno vai conseguir selecionar e saber escolher o que mais gosta”, explica o professor Marcelo, destacando ainda que a Rede do Conhecimento oferece curso online sobre produção de cerveja artesanal.

O presidente da Apcef Ceará, Rochael Sousa, esteve presente para dar as boas-vindas aos alunos e enfatizou a importância desse tipo de iniciativa: “Estamos cumprindo a nossa missão, enquanto movimento associativo, de promover o bem-estar dos associados por meio de novas experiências e novos conhecimentos. São bons momentos como esse, aliados a defesa dos direitos dos trabalhadores e da Caixa, que elevam a qualidade de vida dos empregados”. 

Fala, associado!

A associada Karla Santana, falou sobre o que mais gostou no primeiro dia: “O mais legal foi saber um pouco da história e composição da cerveja, aprender a diferença do que é um puro malte e do que não é. Mais uma vez, a Apcef e Fenae estão de parabéns. A gente faz o curso online na Rede do Conhecimento e agora tem a oportunidade de ver o curso ao vivo, tirar dúvidas e, principalmente, confraternizar com os colegas!”

Já o associado Daniel Honório destacou sua expectativa para o segundo e último dia de curso: “O primeiro dia foi excepcional, estamos aguardando para hoje uma experiência diferenciada. A gente só tem a agradecer à Rede do Conhecimento, Fenae e Apcef por essas ações que integram os empregados, que mostram que a Caixa vai muito além do dia a dia de trabalho. Temos também esses momentos de divertimento e de aprendizado!”

Rede do Conhecimento

A Rede do Conhecimento foi lançada pela Fenae e as Apcefs em 2016. A plataforma é voltada aos empregados da Caixa, estimulando o aperfeiçoamento profissional, mas também a descoberta de habilidades pessoas e hobbies. Todos os trabalhadores da Caixa, da ativa e aposentados, têm acesso à primeira aula dos cursos. No entanto, apenas os associados às Apcefs podem usufruir dos módulos mais avançados. Para se matricular em qualquer curso basta acessar o site www.fenae.org.br/rededoconhecimento e se inscrever.

O professor

Marcelo Salviano é cervejeiro caseiro desde 2012 e sommelier de cerveja pelo ICB (Instituto da Cerveja Brasil). Ele coordenou o grupo de pesquisa e extensão na área de fabricação de cervejas artesanais, foi pesquisador convidado de pós-graduação para o programa de estágio de Doutorado no exterior pela Dalhousie University, Halifax-Canada em 2012;  e atualmente é professor de ensino médio e superior na área de Licenciatura em Biologia até o momento pelo IFB (Instituto Federal de Brasília).

 

 

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado