Notícias

CPA20RRx600x400.jpg

08/07/19 11:23 / Atualizado em 08/07/19 11:28

CPA 20 presencial é iniciado em Roraima para associados da Apcef

Treinamento tem carga horária de 24 horas e está sendo ministrado para 37 funcionários pelo professor Maurício da Costa Pereira, especialista em mercado de capitais

Neste sábado (6) e domingo (7), funcionários da Caixa em Roraima começaram a cursar presencialmente o CPA 20, um dos treinamentos de qualificação mais requisitados em nível nacional e oferecido pela Fenae em parceria com as Apcefs nos estados.

O curso tem carga horária total de 24 horas e continuará no próximo sábado (13), em Boa Vista, na superintendência local da Caixa. Foram inscritos 37 empregados da instituição. O treinamento pode ser feito online e sem custo pela Rede do Conhecimento. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail rededoconhecimento@fenae.org.br.

O presidente da Apcef Roraima, André Ferreira da Silva, explica que o CPA 20 é uma certificação exigida pelo Banco Central para que os empregados do mercado financeiro possam atuar no atendimento e na orientação de investimentos aos clientes.

“Para que o empregado possa ser gerente, ele precisa dessa certificação feita pela ANBIMA. O curso é amplo e traz uma visão de mercado e investimentos para que possamos dar o melhor atendimento e ofertar as melhores opções aos clientes”, diz Silva.

Ele ressalta ainda que a capacitação reforça a missão das parceiras Fenae e Apcefs. “Entre outras coisas, é promover o bem-estar e o interesse do pessoal da Caixa, incentivando práticas sociais, esportivas, culturais e educacionais. Depois do CPA 20, a certificação vai acontecer de forma natural quando agendarem a prova”, frisa o presidente.

O treinamento foi ministrado pelo professor Maurício da Costa Pereira, especialista em mercado de capitais. O profissional é formado em Engenharia pela Universidade de Campinas (Unicamp), trabalhou no Banco do Brasil por 5 anos e atualmente é agente autonômo de investimentos, além de ser associado ao Instituto de Formação Bancária (IFB).

“Este curso difere do CPA 10 em relação ao conteúdo da área de investimentos. Aborda um pouco mais a área de renda variável, enquanto o CPA 10 foca na renda fixa. Passamos os conceitos gerais e, quando chegamos na parte de bolsa, detalho algumas regras mais específicas do tema”, explica Pereira, que já trabalha com a Fenae desde 2015.

A assistente júnior Anatildes Alves Carneiro, 29, está na instituição bancária há 6 anos e lotada na gestão de Habitação e Negócios da superintendência local. Ela se inscreveu no treinamento para fazer a prova de certificação e seguir carreira na Caixa, exercendo funções mais altas no banco.

“O CPA 20 vai me dar uma oferta melhor de venda qualificada e estarei qualificada para poder conversar melhor com clientes de alta renda e ter mais resultados positivos”, diz.

Anatildes conta ainda que vale a pena ser associada da Fenae/Apcef RR, porque o CPA 20 e outros cursos geralmente são caros. “Fica mais complicado quando não temos o acesso pela Apcef. É um investimento para a gente enquanto empregado Caixa e associado a Apcef”, ressalta.


O técnico bancário Otávio Theodoro Neto, 42, trabalha na Caixa há 3 anos e eventualmente substitui a gerência de Canais e Negócios II da gestão de adimplência. Para que ele pudesse efetuar a substituição, era necessário fazer o CPA 10, que não tinha.

“Só soube que precisava do CPA 10 na semana anterior [da substituição]. Estudei à distância pela Rede do Conhecimento e consegui me certificar graças a isso”, diz Otávio, que decidiu dar mais um passo e aproveitar a oportunidade do CPA 20, proporcionado pela Fenae e Apcef RR.

“Vou reforçar online o que já estudei para a prova. Onde estou atualmente não atuamos com o público como na agência, mas agora estou preparado para voltar para a rede de atendimento e prestar um serviço diferenciado, de qualidade”, completa.

CPA 20

O curso certifica profissionais que atuam na prospecção e venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteira de clientes atendidos nos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais.

Na Rede do Conhecimento, os vídeos das aulas somam 658 Minutos em conteúdo sistematizado abordando amplos assuntos, como Compliance, Regulação e Autorregulação, IPO – Oferta Pública de Ações e Títulos, Economia e Finanças, Estatística, Gestão de Performance e Risco, Produtos Financeiros e Mercado de Capitais, Ações, Derivativos, Mercado Futuro entre outros, além de comportar os assuntos do CPA 10.

Acesse: https://rededoconhecimento.fenae.org.br

Para se associar à uma das Apcef, acesse: https://associacao.fenae.org.br/

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado