Notícias

Card-VacinaJA-APROVADO-600x400-06-21.jpg

17/06/21 18:45 / Atualizado em 23/06/21 15:09

minuto(s) de leitura.

Câmara aprova inclusão dos bancários como prioritários na vacinação contra a Covid-19

Para presidente da Fenae, Sergio Takemoto, a aprovação é uma vitória para os empregados da Caixa que seguem atuando no pagamento do auxílio emergencial. Matéria segue agora para o Senado Federal

 

Os empregados da Caixa tiveram uma vitória contra a Covid-19 nesta quinta-feira (17). O plenário da Câmara aprovou a inclusão dos trabalhadores da Caixa e todos os bancários como prioritários no Programa Nacional de Imunizações (PNI) contra a Covid-19. O Projeto de Lei 1.011/2020, de autoria do deputado Vicentinho Júnior (PL-TO) e outros visava a alteração da Lei nº 14.124, de 10 de março de 2021, e tinha o objetivo priorizar algumas categorias de trabalhadores na vacinação contra a Covid-19. A matéria agora segue para o Senado Federal para análise.

O destaque 18, de autoria do deputado Renildo Calheiros (PCdoB/PE) incluiu os empregados da Caixa que realizem atendimento presencial para pagamento do Auxílio Emergencial no grupo prioritário. A Emenda de redação nº 4 aprovou a abrangência da vacinação para todos os bancários.

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto afirmou que essa é uma grande conquista para os empregados da Caixa, que vem atendendo, incansavelmente, os brasileiros que precisam do auxílio emergencial e todos os benefícios emergenciais do governo.

“A aprovação do PL que inclui os bancários no Plano Nacional de Vacinação representa uma grande vitória da forte mobilização da categoria na luta pela vida. Desde o início da pandemia, os empregados e empregadas da Caixa se mostraram essenciais no atendimento de mais da metade da população, por conta do pagamento do auxílio emergencial e de outros programas sociais. A Fenae, que está nesta luta desde o início, vai continuar batalhando pela aprovação do projeto no senado, pela vacina já para todos, pela vida!”

A deputada Érika Kokay, que articulou a inclusão de todos os bancários junto à relatoria do PL Celina Leão (PP/DF), comemorou a aprovação e lembrou que a categoria que teve um aumento de mortes neste último período que é bastante superior à média nacional. 

"Fizemos justiça hoje à categoria bancária, a todos os bancários e bancárias deste país para que continuem exercendo as atividades que fazem todos os dias. Uma categoria que está se dedicando a fazer com que este país assegure tantos direitos que se consolidam com os serviços bancários, para além dos benefícios sociais, mas também do dia a dia da população”, ressaltou.

A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Fabiana Uehara Proscholdt, reforçou que a aprovação foi um importante avanço fruto das inúmeras mobilizações da Contraf-CUT, representação dos trabalhadores e das entidades. “Agora nosso trabalho segue para o Senado. Vamos continuar mobilizados. Somos uma categoria essencial que não parou e não para durante a pandemia. O que queremos é que os bancários estejam vacinados para continuarem atendendo toda a população.”, afirmou Fabiana.

Covid-19 na Caixa

"Dossiê Covid" mostrou que 70% de bancários da Caixa atuam em agências e outras unidades da empresa onde faltam ventilação, janelas ou abertura para ambiente externo.

Campanha Vacina Já 

Mesmo com essa vitória da categoria, a Fenae segue com a campanha #VacinaJá, com o objetivo de pressionar o governo pela vacinação para todos os brasileiros e a inclusão dos empregados da Caixa no grupo prioritário. 

A Campanha foi lançada no dia 7 de abril, quando se comemorou o Dia Mundial da Saúde, a Federação e as Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs). Para saber mais sobre as ações acesse: fenae.org.br/vacinaja  

 

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado