600x400 _1_.jpg

27/06/19 09:18 / Atualizado em 27/06/19 16:21

Biblioteca Renovada: três mil livros enriquecem acervo de escolas em nove estados

A distribuição dos livros feita, nesta quarta-feira (26), em 12 instituições é realizada por meio do programa Eu Faço Cultura, uma inciativa da Fenae e Apcefs.

As destinações dos recursos do imposto de renda de empregados Caixa para o projeto Biblioteca Renovada levaram mais cultura a nove estados brasileiros, nesta quarta-feira (26). Ao longo do dia, 12 instituições distintas foram contempladas por um acervo literário composto por 250 títulos.  Escolas e entidades das cidades de Belém (PA), Cuiabá (MT), Guaratinguetá (SP), Maceió (AL), Novo Horizonte do Sul (MS), Paço do Lumiar (MA), Palmas (TO), Salvador (BA) e Três Barras do Paraná (PR) foram beneficiadas.

Para o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, o projeto Biblioteca Renovada representa um investimento que se faz na cultura e na formação literária das pessoas. “É um projeto que conta com a participação dos empregados da Caixa que fazem a destinação do imposto de renda, é um produto oriundo da Lei Rouanet. Uma contribuição importante para que crianças e adultos possam ter acesso aos livros”, avaliou Jair.

O diretor Sociocultural da Fenae, Moacir Carneiro, destacou o dia especial de incentivo à cultura em nove estados do país. “É uma alegria muito grande para nós e para as entidades que acabam recebendo esse presente dos empregados da Caixa do Brasil inteiro. Agora levamos para ele uma prestação de contas mostrando a forma responsável de como usamos esses recursos destinados ao programa”, destacou Carneiro.

As obras foram selecionadas de acordo com a faixa etária do público de cada instituição. Para as escolas de ensino médio, por exemplo, foram entregues também livros cobrados no Enem e vestibulares. Dentre os de literatura brasileira foram entregues títulos de autores como de Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Carlos Drummond, Marta Medeiros, Paulo Coelho, Bráulio Bessa, Ziraldo, Thalita Rebouças, Emicida e outros.

Eu Faço Cultura

O Biblioteca Renovada é um produto que oferece para escolas públicas e entidades cadastradas na plataforma do programa Eu Faço Cultura a possibilidade de receberem 250 livros novinhos para renovar o acervo literário da instituição.

As instituições de ensino e entidades interessadas nas doações de livros podem fazer a solicitação realizando o cadastro na plataforma do programa. O processo de entrega é feito gratuitamente.

Desde que foi criada em 2006, a Biblioteca Renovada já entregou 25 mil livros nas cinco regiões do país.

Conheça aqui a plataforma.