Aposentados_DF_400.jpg

24/01/20 17:10 / Atualizado em 24/01/20 17:17

Apcef/DF comemora o dia dos aposentados com festa e defesa da categoria

A programação contou com café da manhã para os aposentados e dependentes aula de Tai Chi Chuan e feijoada com muita música

Um dia de encontros, descontração e muita música. O Dia dos Aposentados da Apcef/DF aconteceu nesta sexta-feira (24), em Brasília (DF) e reuniu os associados que tanto contribuíram na construção da Caixa 100% Pública. O encontro foi marcado também pela defesa dos direitos da categoria como o Saúde Caixa, a Funcef e a defesa da Caixa pública e social.

Para o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira, a aposentadoria é um momento de muita comemoração e celebração às pessoas que trabalharam anos para construir a Caixa.

“O importante é a gente comemorar, festejar e também ficar atentos aos pontos que estão sendo colocados de defesa como o Saúde Caixa e o estatuto da Funcef, mas principalmente a defesa da Caixa. Que é uma empresa importante para a sociedade brasileira, que vocês ajudaram a construir e que nós precisamos dar continuidade a ela.

A diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas da Fenae, Marlene Dias, reforçou que o momento é de luta. "Estamos vivenciando a nossa equalização forçada, que tem com certeza, deixado os aposentados em duras penas no âmbito financeiro, naquilo que a gente nunca imaginou vivenciar como aposentados. Mas eu quero que hoje que a gente esqueça por um tempo, essas adversidades, por assim dizer, e vamos juntos comemorar o nosso dia", assegurou Marlene.

O vice-Presidente da Apcef/DF e Diretor da Região Centro-Oeste, José Herculano Neto, o Bala, destacou a importância da união dos aposentados e dos empregados ativos. “Quem construiu toda a Caixa foram os aposentados, por isso, precisamos estar unidos nesse momento difícil pela qual a Caixa está passando”, afirmou.

Nem a chuva na capital federal desanimou os aposentados que chegaram cedo para o café da manhã e a aula de Tai Chi Chuan. O almoço contou com uma bela mesa de feijoada e muito samba. A festa agitou os convidados.

Para o aposentado, Carlos Alberto de Menezes Evaristo, 58 anos, ter o dia do Aposentado é um reconhecimento por todo o trabalho e deve ser comemorado com alegria. “A Caixa é muito importante para mim. Trabalhei 35 anos e foi graças a Caixa que consegui a minha aposentadoria. Esse é um dia importante porque você contribuiu por muitos anos e agora tem o descanso merecido", contou.

Para Domingas Castro de Cerqueira, dependente do aposentado Antônio Joaquim Freitas de Cerqueira, 57anos, as festas da Apcef têm um grande significado. Para ela, é o momento de sair de casa e encontrar os amigos. " Eu amo a Apcef. Quase todos os finais de semana estamos aqui, venho até com meus netos. Mesmo o Antônio aposentado, a Caixa ainda faz parte da nossa vida", disse com emoção.

Um dia especial

O Dia do Aposentado está sendo comemorado com atividades variadas. Para quem não gosta de ficar parado, as Associações vão oferecer muitas atividades física e de relaxamento, tem até festas. Quem é mais calmo pode ir em busca de palestras sobre qualidade de vida.

A homenagem aos aposentados é nacional e ocorre no dia 24 de janeiro. Foi oficializada no ano de 1981. Na Fenae e nas Apcefs, as celebrações tornaram-se mais especiais no ano de 2009, quando passaram a adotar um calendário anual no mês de janeiro para promover atividades específicas para o pessoal aposentado da Caixa Econômica Federal.