MANIFESTO CONTRA MP 995/2020

../../data/files/59/B0/8B/65/91AE3710004F7E37403A91A8/WhatsApp%20Image%202020-08-13%20at%2014.40.04.jpeg

13/08/20 20:11

Presidente da Fenae participa de live sobre MP da privatização da Caixa

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sérgio Takemoto, vai participar de uma live com o economista Eduardo Moreira e o diretor de teatro e cinema, Reinaldo Sant’ana, gestor do grupo teatral Entrou por Uma Porta.  Eles vão conversar sobre a MP 995/2020, que privatiza partes do banco público, e sobre a nova linha de crédito da Caixa, o Real Caixa Fácil (Home Equity). A transmissão será pelo Facebook da Fenae e pelo canal do economista no YouTube youtube.com/eduardoamoreira

Os participantes vão discutir sobre os perigos da privatização da Caixa e o que isto pode representar para a população, principalmente a de baixa renda – tão carente de políticas públicas para diminuir a desigualdade social. Também vão falar sobre os riscos do Real Caixa Fácil, linha de crédito pessoal reformulada e anunciada pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, no início deste mês. O novo modelo utiliza imóveis urbanos livres de ônus para a obtenção de novos créditos junto ao banco público.

Sérgio Takemoto avalia que é preciso ter cautela e analisar com muito cuidado antes de contratar o crédito. “O risco de perder o imóvel é real. Ter o imóvel como garantia de crédito pessoal compromete o patrimônio das famílias durante anos, por isso, é preciso ter certeza da capacidade de pagamento. Em um contexto de crise econômica e desemprego, por exemplo, não existe a garantia que a renda irá se manter e sem o pagamento o imóvel poderá ser confiscado", explica.

Cultura - Outro assunto que pode ser abordado durante a live é o documentário Não Toque em Meu Companheiro, que conta uma história de solidariedade e luta dos empregados da Caixa durante a greve geral dos bancários em 1991. O Grupo teatral Entrou por Uma Porta também será tema da live. Fundado em 1991, o grupo constitui um coletivo de teatro amador de subúrbio carioca e tem realizado lives sobre os programas sociais da Caixa e a situação da cultura em tempo de pandemia. Não perca! É amanhã (13), às 10h, no YouTube do economista Eduardo Moreira.