Os efeitos terapêuticos do trabalho na natureza, a conscientização sobre as vantagens de cultivar o próprio alimento, a possibilidade de aproveitar pequenos espaços e plantar para o consumo da família e vizinhança. Graças aos recursos disponibilizados pela Fenae para ações sociais e educacionais, a coordenação estadual da ONG Moradia e Cidadania desenvolve, desde agosto deste ano, o projeto Hortoterapia, num espaço do Centro Social Sagrada Família em Ananindeua (PA), município da região metropolitana de Belém, capital paraense.

Na primeira etapa participaram das aulas dez alunos das famílias assistidas pelo Centro as aulas, que tiveram como incumbência tanto realizar sua própria horta em casa, quanto transmitir o conhecimento adquirido. O curso ensinou o plantio de hortaliças, utilizando defensivos naturais e aproveitou o resíduo orgânico fornecido pelo restaurante da Apcef Pará para a produção de adubo orgânico.

Segundo explicou Joaquim Sacramento, coordenador da ONG Moradia e Cidadania no estado durante este ano, os participantes aprenderam técnicas para escolher e preparar o terreno, combater pragas de forma natural, como preparar adubos orgânicos e até mesmo a fazer movimentos laborais que promovam a saúde corporal.

“Os alunos demonstram grande satisfação com a participação e com os aprendizados, os pais e professores da escola que funciona no centro puderam assistir às aulas e participaram de um dia especial em que visitaram a horta, participaram do processo, então é uma integração que nos incentiva a continuar”, afirmou ele. A produção da horta serve para alimentar a comunidade de forma mais saudável e o excedente é vendido gerando renda para os envolvidos.  A próxima etapa começa no início do próximo ano e irá atender a dez alunos. Dentre os benefícios da prática de produção orgânica há a redução de produção de lixo que seria depositado nos aterros, sendo, portanto, um benefício para a sociedade e para a natureza.

O presidente da Apcef Pará, Alberto Henrique Rodrigues, informou que dois empregados da entidade participaram do curso e a intenção é criar uma horta na Apcef, para atender ao restaurante e aos empregados. “É uma experiência muito valiosa esse projeto, nos deu a chance de nos aproximarmos da comunidade e esperamos que essa integração cresça ainda mais”, afirmou.

“O empregado Caixa é solidário, conhece as necessidades das famílias de baixa renda e como entidade que representa os empregados, temos, a Fenae e as Apcefs, um compromisso de cidadania para melhorar o entorno das comunidades onde as associações do pessoal se localizam”, afirmou Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

A Hortoterapia é um dos doze projetos de educação e inclusão social aprovados por um comitê gestor composto por representantes da Fenae e da Moradia e Cidadania, que tem por objetivo promover o reforço escolar e educação complementar para crianças e jovens, o desenvolver ações dirigidas às comunidades no entorno das sedes das Apcefs. “Acreditamos que esta parceria contribui para intensificar nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU”, afirma o presidente da ONG Moradia e Cidadania, Laurêncio Körbes.

Para Lourdes Barboza da Silva, integrante do comitê gestor, o edital 001/2021 entre Fenae e Moradia e Cidadania, que permitiu a parceria, trouxe alinhamento de propósitos entre as Apcefs e coordenações regionais onde ainda havia pouco alinhamento e aprofundou os laços já existentes. “Os projetos que estão sendo executados deixam clara a prática da responsabilidade social dos representantes das Apcefs, tão necessária nesse momento”, entende ela.