A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE) assinaram, nesta terça (21), acordo de formação que garante aos bancários de bancos públicos e privados dos sete estados, que são membros da Fetrafi/NE, acesso a cursos da Rede do Conhecimento.

Por meio desta parceria, os trabalhadores poderão fazer cursos de CPA 10, CPA 20, CA 600 e CEA, dentre outros, que permitem à categoria a obtenção de capacitação e certificação em diversas áreas.

Participaram da cerimônia de assinatura do convênio os diretores da Fenae, Sergio Takemoto (presidente) e Marcos Saraiva (vice-presidente); o presidente da Fetrafi-NE e do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra Marques; o presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura; além dos representantes do Coletivo da Caixa do Sindicato dos Bancários de Pernambuco (Georgina Ramo, Cândida Fernandes, Susana Morais, José Xavier, Adriana Moura, Fábio Lima e Terezinha Santiago) e das secretárias de Finanças e Comunicação, respectivamente, Suzi Rodrigues e Sandra Trajano.

O presidente da Fenae ressaltou a importância da parceria com a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste. “É fundamental essa preocupação da Federação com a formação dos seus filiados, bem como o apoio para o fortalecimento dos sindicatos filiados. A Rede do Conhecimento está preparada para atender às necessidades dessas entidades”, reforçou Sergio Takemoto.

O vice-presidente da Fenae e diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, Marcos Saraiva, lembrou que a Rede do Conhecimento é uma conquista importante dos associados das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs)  e que com parcerias como essa com a Fetrafi/NE está sendo ampliada para um maior número de trabalhadores. “Nós da Fenae ficamos muito satisfeitos em poder contribuir com a formação dos bancários e fortalecer a atuação de suas representações sindicais”, disse Marcos Saraiva.

“Essa parceria é uma forma da Federação apoiar os sindicatos filiados e garantir que tanto a representação sindical como os seus associados possam estar ampliando seus conhecimentos, sua formação e carreira”, ressaltou o presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo Bezerra Marques.