No último sábado (25), no Centro de Eventos da Associação do Pessoal da Caixa da Paraíba (Apcef/PB), em João Pessoa, um momento de confraternização e unidade dos empregados e aposentados do banco foi marcado por inaugurações de espaços, apresentações musicais e muita animação. A ocasião foi propícia para celebrar dois eventos em um: a festa de posse da nova diretoria da Apcef/PB (gestão de 2023 a 2026) e o aniversário em comemoração aos 52 anos da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), a ser comemorado no próximo dia 29 de maio. A fundação da Fenae ocorreu no ano de 1971, durante o 6º Congresso Nacional das Associações de Pessoal, em Curitiba, resultado da construção coletiva e do processo de resistência dos empegados e das empregadas do banco.

O evento paraibano contou com a participação do presidente da Fenae, Sergio Takemoto, e foi o primeiro do calendário comemorativo dos 52 anos da Federação, sendo prestigiado por empregados da ativa e aposentados associados à Apcef/PB, familiares e amigos, reunindo em torno de 350 pessoas. Marcaram presença ainda representantes de entidades parceiras, a exemplo da Federação Nacional das Associações dos Gestores da Caixa (Fenag), da Associação dos Empregados Aposentados da Caixa na Paraíba (AEA/PB), do Sindicato dos Bancários da Paraíba e da Superintendência Regional da Caixa de João Pessoa e Campina Grande.

O momento mais festivo do evento ocorreu na parte da noite, com a cerimônia de posse da nova diretoria da associação paraibana iniciando-se por volta das 19h, seguido do aniversário comemorativo da Fenae. A animação ficou por conta de atrações musicais como as bandas Voo Livre e Black Machine. No sábado pela manhã, na sede social de João Pessoa, a Apcef/PB inaugurou novos e modernos espaços de convivência social e recreativa, entregando aos associados melhorias como o Centro de Eventos, a usina Fotovoltaica, o clube de sinucas, um espaço kids e o parque infantil. Após as inaugurações, foi servido almoço.

Durante as festividades, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, agradeceu a acolhida da diretoria e dos associados da Apcef/PB. “Os eventos comemorativos dos 52 anos da Fenae que serão realizados em várias partes do país, além de momentos para confraternizar e celebrar, servem também de oportunidade para dialogar com os empregados e aposentados sobre a defesa do banco e dos direitos dos trabalhadores. Aproveitamos essas festas para falar ainda dos nossos programas e projetos que viabilizam a promoção do bem-estar e a qualidade de vida do pessoal da Caixa”, reiterou.

Na ocasião, Sergio Takemoto lembrou que os colegas e as colegas da Caixa são os principais protagonistas do que representa o banco público para o país e para cada cidadão e cidadã brasileiros. E completou: “O pessoal do banco merece todo o nosso reconhecimento e isso vem traduzido por momentos especiais como as atividades comemorativas realizadas pelas Apcefs de todo o país”.

O presidente da associação paraibana, Roncálio Vieira Alencar Peixoto, eleito para o triênio 2023/2026, demonstrou satisfação em ter a oportunidade de continuar com o trabalho em defesa dos direitos dos empregados do banco. “Preparamos um evento para comemorar com nossos associados, familiares e amigos. Entretanto, a festa tornou-se ainda mais especial, pois também celebramos os 52 anos de uma longa e relevante trajetória da Fenae, entidade que vem desempenhando um papel fundamental para o crescimento das Apcefs”, afirmou Roncálio Peixoto.

O novo presidente da Apcef/PB aproveitou as festividades para parabenizar a Fenae por comemorar o aniversário da Federação com as Apcefs e seus associados.