CAMPANHA SALARIAL

../../data/files/AA/B4/6E/1C/272347106A6C1347403A91A8/CARD%202708%20600X400.jpg

27/08/20 21:21

Sem nova proposta, bancários aprovam regime de assembleia permanente

Bancários de todo o país decidiram em assembleias, nesta quinta-feira (27), decretar regime de assembleia permanente. A categoria aguarda uma proposta decente, sem retirada de direitos, dos bancos. Na negociação realizada durante a tarde de hoje, não houve avanços em relação ao reajuste salarial.

“Os bancos estão empurrando a categoria para a greve com essa proposta de reajuste zero. Desde o início das negociações que a intenção deles é promover a retirada de conquistas históricas dos trabalhadores. Somente com muita luta e mobilização vamos conseguir reverter esse cenário e assegurar a manutenção dos nossos direitos”, destaca o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto.

Os bancários estão em negociação com os bancos desde o início de agosto. Já ocorreram 13 rodadas de negociações. Na 12ª segunda rodada, realizada nesta quarta (26), os bancos recuaram em mexer na regra da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e ficou mantida a parcela adicional que é de 2,2% do lucro líquido sem alterar a regra.

 No entanto, os representantes do setor que mais lucra no Brasil mesmo em períodos de crise, insistiram no reajuste zero para 2020. Propuseram um abono de R$ 1.656,22 para este ano. Para 2021, a proposta apresentada foi de repor 70% da inflação pelo índice do INPC a partir de 1º de setembro e os outros 30% depois de seis meses.

“Até agora, as propostas da Fenaban têm tido uma repercussão muito ruim para a categoria. Não vamos defender uma proposta com reajuste zero. A categoria tem consciência dos lucros que os bancos tiveram e também sabem o esforço que tiveram e sacrifícios para trabalhar durante essa pandemia”, avalia a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e uma das coordenadoras do Comando Nacional, Juvandia Moreira.

selecione o melhor resultado