CAMPANHA SALARIAL

../../data/files/71/33/27/3C/AB6447106A6C1347403A91A8/Votacao%20assembleias%2031.08.jpeg

31/08/20 19:44

Participação dos bancários nas assembleias fortalece a organização dos trabalhadores

Consulte a entidade sindical de sua região e mobilize-se para avaliar a proposta de acordo coletivo apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e pela Caixa Econômica Federal (aditivo). O Comando Nacional dos Bancários recomenda a aprovação do que foi negociado nas duas mesas.

A participação de todos é muito importante para sacramentar a vitória da persistência e da determinação das entidades representativas na Campanha Nacional dos Bancários 2020, após uma longa negociação. O palco da votação da proposta é a assembleia virtual de cada base sindical do país.

Para votar, no entanto, o bancário deve acessar o site do sindicato de sua região (cada entidade tem o seu link), podendo ainda seguir a sua base sindical nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram). “É o movimento sindical bancário se apropriando das ferramentas tecnológicas para fazer a sua organização”, lembrou Ivone Silva, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, durante a live “O X da Questão”, transmitida no último domingo (30) pelo Facebook da Fenae.

O processo de votação é bastante simples. Quem for de São Paulo, por exemplo, só poderá votar por link do Sindicato dos Bancários da região, o mesmo ocorrendo em relação a outras bases sindicais. O empregado da Caixa, tão logo conclua o acesso digital, será direcionado para votar na proposta apresentada pelo banco, o único 100% público e social. Procedimento semelhante será disponibilizado para o trabalhador de banco privado, que no caso poderá votar apenas na proposta da Fenaban.

O acesso à votação será de duas maneiras: por situação funcional ou por data de nascimento. O bancário que participar receberá, por e-mail, a confirmação do voto. Todos os trabalhadores indistintamente, inclusive os aposentados, sindicalizados ou não, podem votar nas assembleias virtuais.

Avaliação sobre a campanha salarial 2020

Ao fazer uma avaliação de como se deu a campanha salarial deste ano, em meio à pandemia do coronavírus, a conselheira Rita Serrano, que integra o Conselho de Administração da Caixa, eleita pelos empregados, afirmou que a luta dos trabalhadores por condições dignas  de trabalho e de vida está dada de forma permanente. “Se o país tivesse um projeto nacional de desenvolvimento, com geração de empregos e renda, a situação de todas as categorias seria muito melhor, inclusive a dos bancários. É fundamental que sejam pensadas ações que resolvam os gargalos econômicos e sociais do Brasil, de modo a beneficiar os trabalhadores e toda a sociedade”, acrescenta.

Na live sobre “O X da Questão”, da qual também participou, o diretor da Apcef/SP, Leonardo Quadros, após esclarecer minuciosamente as dúvidas sobre a proposta, convocou toda a categoria bancária a mobilizar-se na votação para aprovar a proposta de acordo coletivo de trabalho firmado neste ano. Segundo ele, um acordo nacional e unificado, envolvendo bancários de todo o país, dá força à organização dos trabalhadores. “Nossa principal luta é contra a política do atual governo de privatização da Caixa e de outros bancos públicos, aliada à mobilização contra a retirada de direitos dos trabalhadores”, completou.

Atenção, trabalhador das instituições financeiras públicas e privadas, filiado ou não a uma entidade sindical! Participe nesta segunda-feira (31) das assembleias virtuais de sua base sindical e fortaleça, assim, a luta de toda a categoria bancária por condições decentes de trabalho e de vida.