CAMPANHA SALARIAL

../../data/files/8C/F5/32/0B/62A7471035D99747403A91A8/ACORDO400-100.jpg

10/09/20 16:55

Conheça o texto do novo Acordo Coletivo de Trabalho

O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) foi uma conquista importante para os empregados da Caixa. Assinado na última sexta-feira (04), o documento trouxe mudanças significativas para os trabalhadores, além de assegurar direitos fundamentais. O novo ACT tem a duração de dois anos, de 1º de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2022.

Entre os pontos principais estão a manutenção do modelo de participação 70/30 do Saúde Caixa, a inclusão dos novos empregados, principalmente as pessoas com deficiência e a garantia da PLR e a PLR Social. "A assinatura do Acordo Coletivo é uma vitória dos empregados da Caixa. Estamos vivendo uma crise profunda por conta da pandemia e da economia. Essa conquista mostra que unidos, os trabalhadores da Caixa são mais fortes", destacou o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sérgio Takemoto.

Também ficou acordada a jornada de trabalho seis horas diárias. Após diversas medidas provisórias que previam a retirada desse direito histórico da categoria. Outro ponto importante foi o abono único para os trabalhadores no valor de R$ 2 mil.

Com a pandemia, as reuniões das negociações foram feitas por videoconferências, assim como as assembleias e a votação das propostas. Para a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/ Caixa), Fabiana Uehara Proscholdt, o acordo coletivo refletiu exatamente o que foi debatido em mesa e o que foi aprovado pelas assembleias. Não poderia ser diferente disso. Nosso foco agora é fazer alguns estudos para pensar na sustentabilidade do nosso plano de saúde a partir de 2022 e outra cobrança importante é para que os novos empregados já possam ser incluídos no plano de saúde. Temos cobrando também melhores condições de trabalho, principalmente para os colegas que estão na rede", avaliou Fabiana.

Confira o texto final do Acordo Coletivo de Trabalho aditivo à CCT 2020/2021