aniversario 51 anos fenae apcef RS 430x430.png

No aniversário de 51 anos da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), os associados e as associadas das Apcefs ganham presentes. Foi exatamente assim o que aconteceu no Rio Grande do Sul no último sábado (25), durante a comemoração de cinco décadas e um ano de unidade, lutas e conquistas da Fenae, quando a Apcef gaúcha realizou uma festa com muita alegria, música, cores e sabores para celebrar a data. O palco do evento foi a sede de São Leopoldo da associação sul-rio-grandense, reinaugurada na ocasião e entregue completamente revitalizada pela Regional Vale dos Sino, ao mesmo tempo que o associado Denis Rocha Fraga foi agraciado por sorteio com a moto Honda Pop 110i, o prêmio principal da ação de aniversário de 69 anos da Apcef/RS.

A atividade gaúcha foi em dose tripla e marcou a programação especial da celebração de mais um ano de aniversário da Fenae. As palavras de Sergio Takemoto, presidente da Federação, traduzem o espírito de como tudo ocorreu. “A nossa alegria é poder estar junto com empregados e empregadas, com o pessoal da associação do Rio Grande do Sul. Sem essas pessoas que estão aqui não existiriam a Fenae e as Apcefs, mas, sobretudo, não existiria a Caixa tal como o banco é hoje, reconhecido pelo povo brasileiro”, pontuou. Trata-se, segundo ele, de um pessoal que luta e não tem medo de enfrentar a situação de caos vivida pelo Brasil. E completou: “Fazer o serviço que precisa ser feito para o bem da população e atender mais da metade do povo de um país ao longo da pandemia de covid-19 requerem muita coragem e responsabilidade”.  

No evento da Apcef/RS, a Fenae também foi representada por Moacir Carneiro, diretor de Comunicação e Imprensa. Ele destacou, na ocasião, a unidade do movimento associativo da Caixa. “A Fenae vem fazendo questão de celebrar seu aniversário junto aos associados e às associadas das Apcefs de todo o país. O momento é de união das entidades representativas com os empregados e as empregadas, numa articulação que demonstra a grande mola da resistência ao desmonte da Caixa pública e social e contra a retirada de direitos dos seus trabalhadores”, avaliou.

O presidente da Apcef/RS, Marcos Todt, também deu um recado valioso. “É importante compartilhar momentos, construir histórias e trajetórias coletivas, cuidando de algo tão bonito como a associação gaúcha”, disse. Ele afirmou ainda que os empregados e as empregadas se juntam para defender a Caixa Econômica Federal, que deve ser pública, do povo, dedicada aos interesses nacionais, assim como para defender as entidades representativas, que buscam congregar, disputar valores, semear os princípios de solidariedade, paz, justiça, igualdade, respeito à diversidade. “É por isto que estamos aqui”, resumiu.

Movimento intenso na sede de São Leopoldo   

Na “nova” sede de São Leopoldo, a comemoração do aniversário de 51 anos da Fenae foi de intensas atividades por todo o dia 25 de junho. O evento começou pela manhã com uma partida de futebol entre dois times de associados. Em seguida o Núcleo de Cultura Gaúcha ofereceu aos presentes um almoço campeiro caprichado. Houve também uma apresentação do Coral da Apcef, sob a regência do maestro João Araújo, com repertório de MPB e outros sucessos. Terminado o show musical, o Coral da Apcef foi aplaudido de pé.

O sorteio da moto Honda Pop 110i veio logo em seguida. O contemplado foi Denis Rocha Fraga, que vive e trabalha atualmente na agência de Cocal do Sul, em Santa Catarina. Ele escolheu manter-se associado à Apcef/RS, depois de ter trabalhado em Charqueadas (RS). “Foi uma grata surpresa. Fico feliz de continuar vinculado à associação gaúcha”, explicou.

Com o sorteio realizado, duas outras atividades tomaram conta do palco: a oferta de brindes e o momento de soprar as velinhas em homenagem à Fenae e ao renovado espaço da Apcef/RS em São Leopoldo.

Associados e associadas de diversas cidades gaúchas participaram do evento. Uma van de Pelotas trouxe o pessoal da Regional Sul. Do centro de Porto Alegre saiu também um ônibus e mais uma van. As atividades contaram ainda com a presença de representantes de entidades parceiras, a exemplo da Federação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi/RS), Sindicato dos Bancários do Vale do Caí e Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.

O evento foi encerrado com mais música. O cantor Rafa Machado, conhecido por sua trajetória na banda Chimarruts, interpretou seus sucessos, além de canções do reggae produzido no Rio Grande do Sul nas últimas décadas. A julgar pela reação positiva do público, as músicas ainda estão frescas na memória.