Em comemoração aos 51 anos da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), a Apcef/MS foi palco de uma festa pra lá de animada e saborosa. Com música ao vivo e uma deliciosa feijoada, os empregados e empregadas da Caixa da Apcef comemoraram cinco décadas e um ano de história de lutas e conquistas da Federação, no último sábado (2), na subsede de Dourados.

Segundo o presidente da Apcef/MS e presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae, Jadir Garcia, o evento é uma forma de aproximar a Apcef e a Fenae dos associados da região da Grande Dourados. “A associação representa os empregados do Estado inteiro, e não é só a sede física, a Fenae e a Apcef estão com o empregado da Caixa na defesa dos direitos, do plano de saúde e das condições de trabalho. Onde tem uma agência da Caixa, estão presentes a Apcef e Fenae, defendendo os empregados”, disse.

Na ocasião, a Fenae foi representada pela diretora de Políticas Sociais, Rachel de Araújo Weber, que destacou a união dos empregados. “É uma honra estar representando a Fenae aqui em Mato Grosso do Sul, e é muito bom poder confraternizar depois de uma pandemia, mas seguindo todos os protocolos. Estamos celebrando a unidade e a força da categoria. São as Apcefs que fazem a Federação Nacional, a Fenae. Juntos conseguimos construir não apenas as associações como também a defesa dos nossos direitos e da Caixa pública”, afirmou a diretora da Fenae.

Rachel também citou as denúncias de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e reforçou que a mobilização e a pressão das entidades representativas foram fundamentais para a saída do executivo da Caixa.

“Dourados é um polo regional, são pessoas de 33 cidades que vem ao nosso município, então foi muito importante a Apcef e a Fenae terem escolhido Dourados para celebrar essa data. A Fenae defende os empregados e, junto com outras entidades, defende a Caixa 100% pública para que a empresa cumpra seu papel, que é atender a camada da sociedade que mais precisa”, ressaltou José Zani Carrascosa, vice-presidente Apcef/MS.

O dia de festa começou com uma partida de futebol entre os associados da Apcef/MS, com a participação de diretores, empregados da Caixa e aposentados, da região da Grande Dourados e de Campo Grande.