30/11/16 12:42

Responsabilidade Social

A Fenae é comprometida com os direitos humanos, equidade, solidariedade, bem-estar da sociedade e meio ambiente. Conta, inclusive, com um comitê de RSE.

Responsabilidade Social Interna

A Fenae acredita que é possível mudar o mundo e melhorar a vida das pessoas, especialmente daqueles que mais necessitam. É por isso que a responsabilidade social está presente no dia a dia da atuação da entidade. Juntamente com as Apcefs e outros parceiros, desenvolve ações que vão de encontro aos valores de respeitar e promover os direitos humanos, a equidade e a solidariedade, bem como manter o compromisso com a proteção ambiental e o bem-estar da sociedade.

Movimento Solidário

A principal iniciativa da Fenae na área é o Movimento Solidário. Criado em 2005, ele é realizado em parceria com a PAR Corretora de Seguros e a Integra Participações, com a essencial colaboração de empregados da Caixa de todo o país. O principal objetivo é trabalhar em pontos como erradicação da pobreza extrema, elevação dos níveis de ensino e saúde e promoção da igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.

De 2006 a 2014, o programa transformou a realidade de Caraúbas (PI), que tinha o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil e graves carências em áreas como educação, saneamento básico e saúde. Entre outras conquistas, foi possível implantar a Associação de Produtores de Artigos de Vestuário, a Associação de Produtores de Leite, o minipolo de confecções e a horta comunitária, que hoje são exemplos de desenvolvimento econômico e de geração de renda.

A meta agora é repetir a atuação de sucesso em Belágua (MA), que em abril de 2015 foi escolhida pelo Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae para receber as ações do Movimento Solidário. A cidade maranhense de cerca de 7 mil moradores tem um IDH que figura entre os piores do país. A receita é a mesma de Caraúbas: fazer com que as comunidades locais, após a passagem do programa, consigam andar com as próprias pernas. É o velho ditado do ensinar a pescar.

Outra importante frente do Movimento Solidário é o apoio ao Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças, em Petrópolis (RJ), iniciado em 2002. Também graças às doações feitas por milhares de empregados da Caixa, foi possível recuperar a instituição e inaugurar cozinha industrial, lavanderia, berçário, brinquedoteca e biblioteca, além de realizar outras obras necessárias.

Acesse www.fenae.org.br/movimentosolidario e saiba como ajudar!

Outras ações

Além do programa Movimento Solidário, a Fenae realiza uma série de ações na área de responsabilidade social. Entre elas, após eventos como os Jogos da Fenae, realiza a neutralização da emissão de carbono e a doação de lonas e outros recicláveis para ONGs que reaproveitam os materiais.

No funcionamento diário em sua sede, a Federação também mantém preocupação constante com o consumo de água, energia elétrica e papéis, promovendo campanhas de conscientização dos funcionários e colaboradores.