30/11/16 12:41

Gestão de Patrimônio

A Fenae criou, ao longo de sua história, um movimento associativo forte, autônomo e independente, capaz de zelar pelos direitos e interesses do pessoal da Caixa.

Gestão de Patrimonio InternaA Fenae criou, ao longo de sua história, um movimento associativo forte, autônomo e independente, capaz de zelar pelos direitos e interesses do pessoal da Caixa, assim como promover o seu bem-estar. Seja na luta por melhores condições para a categoria ou no fomento a iniciativas de cultura, esporte e lazer, é a solidez do patrimônio construído nos últimos 45 anos - a partir de bem-sucedidas iniciativas empreendedoras - que provê o sustento de todas essas atividades e o retorno à sociedade por meio de ações de impacto social relevante.

Hoje, a gestão do patrimônio da Fenae se organiza em dois eixos. O primeiro e essencial, composto pela participação na PAR Corretora, ativos imobiliários e investimentos financeiros, provê à Federação a sustentação e o fortalecimento do movimento associativo. O segundo eixo, complementar e cada vez mais relevante, é o dos investimentos de impacto social, que trazem retorno relevante à sociedade como um todo.

PAR Corretora: credibilidade e reconhecimento

As ações da PAR Corretora constituem o principal investimento da Fenae, realizado em conjunto com as 27 Apcefs e a AGEA. Criada em 1973 para garantir conformidade legal na intermediação dos seguros ofertados na Caixa pela antiga Sasse, atual Caixa Seguradora, a Fenae Corretora começou pequena, superou diversas crises e planos econômicos até se tornar uma das maiores empresas do segmento no país.

Em 2015, a PAR Corretora abriu seu capital (Novo Mercado da BM&F Bovespa), único IPO realizado naquele ano, e atraiu uma gama ainda maior de investidores que atestaram a solidez e credibilidade desse negócio. Juntas, a Fenae, as 27 Apcefs e a AGEA possuem 26% das ações da PAR Corretora, constituindo a maior participação no quadro de acionistas. Essa participação gera a maior parte dos recursos que sustentam a atuação dessas entidades em prol do pessoal da Caixa.

Consolidação

Diante de expansão da sua atividade empresarial, em 2004 a Fenae criou o Grupo PAR, que passou a agregar iniciativas nas áreas de fidelização e benefícios, tecnologia, educação financeira, administração condominial, entre outros.

Com a abertura de capital da PAR Corretora e as exigências envolvidas neste processo, e para fortalecer ainda mais a marca da PAR Corretora, a Fenae iniciou, em 2015, um trabalho de restruturação de seus investimentos, e as empresas do Grupo PAR deram lugar para uma holding, a Integra Participações, onde se concentram todos os investimentos da Federação.

Investimento em impacto social

Ao longo dos anos, a Fenae se consolidou como uma investidora social. Essa marca se dá tanto pela promoção da cultura, do esporte e do lazer, quanto pelo engajamento em iniciativas que contribuam para o país como um todo, a exemplo do Movimento Solidário, programa criado em 2005 para fomentar o desenvolvimento econômico, social e sustentável de comunidades carentes, com base nas Metas do Milênio, lançadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Neste conjunto, incluem-se também os investimentos em iniciativas empreendedoras que venham a promover impacto social relevante, e a participação na Caixa Crescer, empresa de microcrédito e produtos de microfinanças para pequenos e micro empreendedores.