30/11/16 12:45

Defesa dos Empregados

A defesa dos direitos dos empregados da Caixa Econômica Federal e da manutenção do banco 100% público, forte e social está no DNA da Fenae.

Defesa Empregados InternaDefender os empregados da Caixa Econômica Federal, ativos e aposentados, está no DNA da Fenae desde 1971, quando a entidade foi fundada. Desde então, a Federação atua para garantir melhores condições de trabalho, valorização dos salários e respeito à dignidade profissional de toda a categoria. Especialmente nos momentos mais difíceis, a Fenae sempre esteve na luta com os trabalhadores do banco.
 
Em 1974, por exemplo, a Fenae e outras entidades representativas conquistaram o Plano de Cargos e Salários (PCS) para os empregados da Caixa e a reclassificação de cargos por tempo de serviço. Em 1977, um dos capítulos mais importantes: a criação da Fundação dos Economiários Federais (Funcef).
 
Greve histórica
 
Já o ano de 1985 foi bastante significativo, sendo marcado pela greve histórica de 30 de outubro. Nesta data, com decisiva participação da Fenae e também das Apcefs, todas as unidades da Caixa foram fechadas por 24 horas. A paralisação teve adesão de praticamente 100% dos empregados. E foi graças a essa mobilização que a categoria, até então chamada de economiária, passou a ser bancária, conquistando a jornada de seis horas e o direito à sindicalização.
 
Para mais informações acesse o www.fenae.org.br/grevede85.
 
Em 1990, ano da primeira eleição diretora na Federação, conquistou-se a reintegração dos empregados demitidos no governo Collor, com a deflagração da campanha “Readmitir para não destruir a Caixa - Um banco social”. Foram readmitidos 1.640 profissionais em 1990 e outros 110, no ano seguinte. Até hoje, este é o único caso de readmissão em empresas públicas brasileiras.
 
Luta contra a privatização
 
No final da década de 90 e início dos anos 2000, a luta foi contra o projeto para desmontar e privatizar a Caixa. Além de comandar essa ação, a Fenae integrou a coordenação do Comitê Nacional em Defesa dos Bancos Públicos. Ainda se articulou com a Frente Parlamentar Municipalista, para ações comuns entre o movimento em defesa da Caixa, prefeitos e lideranças municipais e estaduais.
 
Conquistas e mobilização constante
 
A partir de 2003, muitos avanços foram obtidos pela categoria. Entre eles, o fim da política de reajuste zero; revogação do RH 008, que permitia demissões sem justa causa no banco; retomada de benefícios para técnicos bancários; retomada das contratações pela Caixa; e fortalecimento do papel social da instituição.
 
Mas a mobilização não para! Afinal, com menor ou maior intensidade, surgem iniciativas que colocam em risco a Caixa Econômica Federal e seus empregados. Por isso, campanhas como “Mais Empregados para a Caixa, Mais Caixa para o Brasil” e “Em defesa da Caixa 100% pública” são constantemente lançadas e retomadas.
 
Funcef
 
Em relação à Funcef, destaque para a democratização da gestão, luta da qual a Fenae orgulha-se de ter feito parte. O primeiro passo foi dado em 2002, com a eleição de representante dos participantes para compor os Conselhos Deliberativo e Fiscal. Quatro anos depois, conquistou-se a paridade, com a escolha de membros também para a Diretoria Executiva.
 
Desde 1977, quando a Funcef foi criada, a Fenae defende de forma intransigente o fundo de pensão e seus milhares de participantes e assistidos. Atualmente, além de soluções para o déficit e o contencioso judicial crescentes, a Federação luta pela extinção do voto de Minerva em todas as instâncias da Fundação, a incorporação do REB ao Novo Plano e a manutenção do Fundo de Revisão de Benefícios (FRB) e do Fundo de Acumulação de Benefícios (FAB).
 
Articulação com outras entidades
 
A Fenae atua também no movimento dos bancários em todo o país, sempre em estreita colaboração com os sindicatos e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Destaque ainda para o apoio da Federação à Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Contraf nas negociações com o banco. 

selecione o melhor resultado