Caixa Pública Sim, Social Sempre! Esse é o tema do 38º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef). A abertura acontece na próxima quarta-feira (8), às 18h. Após dois anos de debates e plenárias no formato virtual, o Conecef volta ao presencial e será realizado de forma híbrida. Em pauta, estarão a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados da Caixa e a manutenção dos direitos dos bancários. O resultado do Conecef será pauta de reivindicações específicas dos empregados da Caixa na Campanha Nacional.

Serão cerca de 200 delegados acompanhando presencialmente o Congresso e outros 200 de forma on-line. Os debates estarão divididos em quatro eixos: 1. Defesa dos bancos e empresas públicas; Defesa da Caixa 100% Pública; 2. Saúde e condições de trabalho, incluindo o plano de saúde dos empregados (Saúde Caixa); e Fundo de Previdência dos empregados (Funcef); 3. Manutenção dos direitos atuais e conquistas de novos; Mais contratações; 4. Organização sindical e defesa da democracia.

A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt explicou que os eixos de debate vão além das questões do dia a dia do empregado, compreendendo também as pautas que atingem toda a sociedade com o enfraquecimento da Caixa como banco público. “O Conecef inicia com os debates nos sindicatos, com os encontros e congressos regionais. É a partir das reivindicações locais trazidas pelas entidades que faremos o debate com os delegados e definiremos as resoluções do 38º Conecef. Não abrimos mão da defesa da Caixa 100% pública e social, além das conquistas dos empregados”, reforçou.

O diretor de Administração e Finanças da Fenae, que coordenará a CEE/Caixa, Clotário Cardoso, também destacou a importância de todos acompanharem o Conecef. “Neste ano teremos uma campanha muito complexa. E temos a intenção de manter direitos e conquistar. Temos sofrido sucessivos ataques por parte deste governo. Nossa luta está focada na defesa da Caixa pública e social e dos direitos dos empregados”, ressaltou.

Fenae no Conecef

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) estará no 38º Conecef. O presidente da Federação, Sergio Takemoto, participará da abertura do Congresso e acompanhará de perto os debates.

“Os empregados e empregadas da Caixa precisam estar unidos neste momento em que os direitos da nossa categoria estão sendo retirados e o papel social da Caixa sendo fragilizado. A mobilização dos empregados é fundamental para a construção de estratégias de luta na defesa dos direitos e da Caixa pública”, afirmou Takemoto.

Acompanhe os debates do 38º Conecef pelo site da Fenae e pelas redes sociais da Federação (@fenaefederacao). 

O encontro dos trabalhadores do maior banco público da América Latina começa nesta quarta-feira (8), às 18h, com abertura conjunta com o 33º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, o 28º Congresso Nacional dos Funcionário do Banco do Nordeste do Brasil, 14º Congresso dos Funcionários do Banco da Amazônia e o 2º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).