Passados mil dias do governo Bolsonaro, completados na última segunda-feira (27), o Brasil ocupa as ruas em 2 de outubro, próximo sábado, para protestar contra a crise sanitária, econômica, social e política que se agrava a cada dia, gerando desemprego, fome, carestia, retirada de direitos, ataques ao patrimônio público e mortes por Covid-19.

Diante desse acúmulo de crises, que compromete o desenvolvimento do país, sacrifica a vida da população e ameaça a própria democracia, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) manifesta apoio à campanha #ForaBolsonaro, juntando-se a movimentos sociais, entidades em defesa dos direitos das mulheres, negros, dos povos indígenas e da juventude, partidos e centrais sindicais na convocação do ato nacional do dia 2 de outubro, sempre a favor da democracia, do impeachment de Bolsonaro e contra retrocessos sociais e trabalhistas. 

Outra marca dos protestos do próximo sábado é a defesa da Caixa social e pública, denunciando ataques representados por PECs, MPs, privatizações de subsidiárias, falta de contratações para suprir carência de pessoal nas unidades e tentativa de esvaziar modelo de custeio em vigor do Saúde Caixa. Esse movimento está articulado com a mobilização contra a Reforma Administrativa, medida que se mostra prejudicial ao serviço público e à população de maneira geral, integrando o plano governamental de desmonte do Estado brasileiro. 
 
Constata-se, assim, que o conceito de Estado participativo precisa ser resgatado, para que haja fortalecimento de propostas como a da Caixa social e pública, essencial para a retomada da rota de desenvolvimento sustentável do país. O sentido profundo da mobilização pelo desenvolvimento vincula-se à defesa da democracia, da soberania nacional e da justiça social. Fora dessa perspectiva, sobram arrocho, recessão e desmonte do patrimônio público.   
 
Por tudo isso, a Fenae convoca empregados da Caixa, trabalhadores de outras instituições financeiras e a população para o ato do dia 2 de outubro, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, junto com a CUT, outras centrais sindicais e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. É cada vez mais fundamental que as ruas de todo o país sejam ocupadas pelo #ForaBolsonaro.   

Face aos ataques perpetrados pelo governo Bolsonaro, a Fenae defende o aprofundamento da democracia e as mudanças estruturais para o país, com novos paradigmas no modelo tributário, agrário, educacional, sanitário e de saúde, democratização dos meios de comunicação e reforma democrática do sistema político. Essas ações são necessárias para acabar com a corrupção e ampliar a participação popular. 
 
Participar dos atos em 2 de outubro, que acontecem em todas as regiões do país, representam compromisso com a defesa da Caixa social e pública, contra as privatizações de subsidiárias das estatais e pelos direitos dos trabalhadores, ameaçados pelo governo de Jair Bolsonaro.  
 
Para quem for participar dos atos, a orientação é para que sejam seguidas as medidas de proteção e combate à Covid-19, com uso de máscara e de álcool em gel, além de manter o distanciamento social. 

DIRETORIA DA FENAE