FAMA 2018

Fica na Amazônia o maior aquífero do mundo, capaz de abastecer o planeta por 250 anos

O aquífero SAGA possui reservas hídricas estimadas em 162.520 km³, enquanto o aquífero Guarani tem 39 mil km³

Imagine uma quantidade de água subterrânea capaz de abastecer todo o planeta por 250 anos. Essa reserva existe, está localizada na parte brasileira da Amazônia e é praticamente subutilizada.

Até alguns anos atrás, o aquífero era conhecido como Alter do Chão. Em 2013, estudos feitos por pesquisadores da UFPA (Universidade Federal do Pará) apontaram para uma área maior e deram uma nova definição: SAGA, o Sistema Aquífero Grande Amazônia.

Segundo a pesquisa, o aquífero possui reservas hídricas estimadas preliminarmente em 162.520 km³ –sendo a maior que se tem conhecimento no planeta. Isso considerando a reserva até uma profundidade de 500 metros. O aquífero Guarani que, até então, era o considerado maior, tem 39 mil km³.

O aquífero está posicionado nas bacias do Marajó (PA), Amazonas, Solimões (AM) e Acre - todas na região amazônica–, chegando até a bacias subandinas. Para se ter ideia, a reserva de água equivale a mais de 150 quatrilhões de litros. Água suficiente para abastecer o planeta por pelo menos 250 anos.

30 de outubro aqu_fero interna Mundo Goegr_fico.png

Para o professor do Instituto de Geociência da UFPA, Francisco Matos, um dos responsáveis pela pesquisa, o uso da água do aquífero deve adotar critérios específicos para evitar problemas ambientais. “Esse patrimônio tem de ser visto no ciclo hidrológico completo. As águas do sistema subterrâneo são as que alimentam o rio, que são abastecidos pelas chuvas. Está tudo interligado. É preciso planejamento para poder entender esse esquema para que o uso seja feito de forma equilibrada. Se fizer errado, pode causar um desequilíbrio”, disse.

Mesmo com a água em abundância, Matos tem pouca esperança de ver essa água abastecendo regiões secas, como o semiárido brasileiro. “O problema todo é que essa água não tem como ser transportada para Nordeste ou São Paulo. Para isso, seriam necessárias obras faraônicas. Não dá para pensar hoje em transportar isso em distâncias tão grandes”, afirmou. (com informações do Mundo Geográfico)

PARTICIPE DO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA – FAMA 2018

O FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água – será realizado em março do próximo ano, em Brasília. Será um grande encontro com o objetivo de unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de se apropriarem de reservas e fontes naturais de água e de outros serviços públicos. O  FAMA se organiza em contraposição ao Fórum das Corporações – autodenominado 8º Fórum Mundial da Água.

. Leia o Manifesto do FAMA e o Chamamento aos Povos
.
Participe com suas ideias para a construção do FAMA
. Acompanhe