Fenae reforça luta neste 8 de março e empunha bandeira: “Resistir para existir” | Portal
08/03/19 12:16

Fenae reforça luta neste 8 de março e empunha bandeira: “Resistir para existir”

Nesta sexta-feira, 8 de março, entidades feministas, movimentos sociais e sindicatos levantam suas bandeiras para fortalecer as lutas pelas mulheres, no Dia Internacional Mulher. O chamado geral é para que todas resistam às propostas que punem as trabalhadoras e que se organizem em defesa dos direitos, por respeito e pelo fim da violência e discriminação.

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) convoca as empregadas do banco para que fortaleçam a luta em defesa da manutenção dos direitos e contra a proposta da reforma da Previdência, que já tramita no Congresso Nacional.  Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), a reforma da Previdência é a primeira grande batalha das trabalhadoras brasileiras neste governo, por atacar gravemente os direitos das mulheres.

A reivindicação sempre presente nas bandeiras de luta da Fenae e das associações estaduais de pessoal da Caixa (Apcefs) passa pela igualdade de oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho, de modo geral, e no sistema financeiro, especificamente. “O governo tenta aprovar desesperadamente uma reforma que atinge de forma cruel as mulheres de todo o Brasil. Uma das mudanças mais perversas, por exemplo, é a mudança no tempo mínimo de contribuição para conseguir a aposentadoria, que passará de 30 para 40. Além de criarem a idade mínima de 62 anos para as mulheres e 65 para os homens,” destaca trecho da mensagem da Contraf/CUT, que elaborou e disponibilizou em seu site material de divulgação a ser disseminado na rede bancária e sindicatos.

A Fenae reforça que hoje, mais do que nunca, é importante as trabalhadoras se posicionarem contra a prática da violência, que no Brasil chega a níveis alarmantes em índices de feminicídios. Por meio do Comitê de Responsabilidade Social Empresarial, a Federação encaminhou mensagens para as empregadas e aposentadas da Caixa, para lembrar: “Resistir para Existir! Neste Dia da Mulher queremos trilhar com você esse caminho de resistência, luta e conquistas. Conte conosco para trazer ainda mais força”. 

A diretoria da Fenae reforça que é a hora de todas unirem-se pelos seus direitos e em defesa das mulheres mais vulneráveis que estão em postos precários de trabalho, em especial as mulheres negras e as mais pobres.

 

Tags:

Compartilhe