LancamentoFrenteRS.jpg

10 Outubro 2017 - 12:48

Movimento contra o desmonte dos bancos públicos chega ao Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, a sociedade se mobiliza contra o enfraquecimento do Banrisul, alvo no processo de transformação para posterior privatização

Lançada, no início da noite desta segunda-feira (9), a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, em Porto Alegre (RS). Composta por deputados federais e senadores, ela se caracteriza como reação da sociedade civil organizada - tocada pelas entidades sindicais - contra o processo de desmonte das instituições. Tais processos já ocorrem com o fechamento de agências, planos de demissão voluntária, venda de ações do Estado e outras medidas que seguem com objetivo de facilitar futura privatização.

A Frente foi lançada depois da mobilização pelas ruas da capital gaúcha em defesa do Banrisul, banco público estadual que está passando pelo processo de enfraquecimento, como se pretende fazer com o Badesul. No âmbito federal, os alvos do governo Temer são a Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, BNDES e outras empresas públicas. O evento ocorreu na sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS), com mobilização do SindBancários.

Maria Rita Serrano, coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e representante dos empregados no Conselho de administração da Caixa, participou do evento na capital gaúcha. Nesta terça-feira (10/10), o movimento será lançado na Câmara Municipal de Juazeiro (BA). Em cada estado onde o movimento se apresenta, informa a população e arregimenta força para reagir contra a empreitada que se forma nos níveis federal e estadual.

A Fenae é uma das entidades que integram o Comitê, fórum que motivou a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) é o autor do projeto que criou a Frente, em 13 de junho no Senado Federal. Na Câmara dos Deputados, o coordenador dos trabalhos é o deputado federal Zé Carlos (PT-MA).

Defenda a Caixa você também

No dia 3 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), a Fenae lançou a campanha “Defenda a Caixa você também”. A iniciativa - realizada em parceria com as centrais sindicais CUT, CTB, Intersindical e Conlutas, além de Apcefs, Contraf, federações e sindicatos de bancários - visa mostrar a importância do banco para o Brasil e os brasileiros, destacando a atuação em áreas como habitação, saneamento básico, infraestrutura, educação, esporte, cultura, entre outras.

“Nos próximos dias teremos a campanha na rua, de forma a envolver os trabalhadores e a população nessa luta. Vamos intensificar também a realização de audiências públicas sobre o papel da Caixa e dos bancos públicos, bem como mobilizar também influenciadores, prefeitos, parlamentares e movimentos sociais. A ideia é criar uma verdadeira liga para defender a Caixa”, explica Jair Ferreira, presidente da Fenae.

Dentro de alguns dias estará no ar o site www.defendaacaixa.com.br. No endereço, além de informações sobre a atuação do banco, estarão disponíveis para download todas as artes da campanha, a fim de que todos possam aderir à luta.