Notícias

SACI APCEFS 600X400.jpg

11 Outubro 2017 - 09:06

Festa do Saci reúne criançada em Apcefs de todo o país nesta quinta-feira

Neste 12 de outubro, além das crianças, o saci-pererê será o grande homenageado com brincadeiras, teatro e distribuição de brindes

Nesta quinta-feira (12), Dia das Crianças, haverá festa em várias Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal de todo o país.  Além da criançada, as festividades terão um outro homenageado: o saci-pererê. A programação, que acontece nas sedes sociais das Apcefs, contará com brincadeiras, teatrinho, distribuição de brindes e lanches.

Desde 2009, em parceria com as Apcefs, a Fenae promove o Dia do Saci, visando resgatar a cultura popular.  O saci-pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. A instituição oficial de um dia (31 de outubro) para homenageá-lo aconteceu em 2005, para se contrapor ao Halloween norte-americano (Dia das Bruxas), comemorado em 31 de outubro.

Ao todo, 15 Apcefs estarão realizando comemorações em homenagem ao Saci e às crianças nesta quinta-feira. Mas, haverá também festividades no final de semana. A programação prossegue até o final do mês de outubro. Clique aqui e confira a data da sua Apcef.

Saci-pererê

 A lenda revela que o saci é um negro jovem de uma só perna, portador de uma carapuça sobre a cabeça que lhe concede poderes mágicos. O saci-pererê é considerado uma figura brincalhona, que se diverte com os animais e as pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas, assustando viajantes noturnos com seus assovios.

 O mito do saci-pererê existe pelo menos desde o fim do século XVIII ou começo do século XIX. Tem sua origem presumida entre os índios da região das Missões, no sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território brasileiro.

Fonte: Fenae.

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado