LogoUniGlobal-600x400.jpg

13 Novembro 2017 - 16:45

Encontro latino-americano no Uruguai discute a defesa da Caixa e de outros bancos públicos

Objetivo é endossar a campanha brasileira em defesa da Caixa 100% pública e de outros bancos públicos. Esse evento contará com a participação de dois dirigentes da Fenae: Jair Pedro Ferreira e Maria Rita Serrano

A campanha em defesa da Caixa Econômica Federal 100% pública e de outros bancos públicos ganha envergadura internacional e passará a ser adotada pelas entidades sindicais bancárias que formam a UNI Américas Finanças, que atua na América Latina. Encontro com esse objetivo, denominado de “4ª Reunião da Aliança Latino-Americana em Defesa dos Bancos Públicos”, será realizada nesta semana (dias 14 e 15 de novembro), na cidade de Montevidéu, no Uruguai. Esse evento será seguido da Jornada Latino-Americana pela Democracia e contra o Neoliberalismo, agendado entre os dias 16 e 18 de novembro.

Na edição 2017 desse encontro latino-americano, que contará com a participação de Jair Pedro Ferreira, presidente da Fenae, a UNI Américas Finanças, cuja diretoria executiva é integrada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), recomendará para as entidades sindicais bancárias de toda a América Latina a adoção da campanha brasileira “Defenda a Caixa você também”, assim como a campanha em defesa de todos os bancos públicos do Brasil e de outros países do continente. Assim ocorreu no ano passado, quando a jornada latino-americana endossou a campanha “Se é público, é para todos”, lançada pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas em junho de 2016, no Rio de Janeiro.

Durante o encontro de Montevidéu, a diretora e conselheira fiscal da Fenae e coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Maria Rita Serrano, que também representa os empregados da Caixa no Conselho de Administração do banco, irá apresentar um painel sobre a Caixa e discorrer sobre as iniciativas privatistas do governo ilegítimo de Michel Temer, em especial no caso dos bancos públicos.

Na ocasião, aliás, Jair Ferreira irá apresentar a campanha “Defenda a Caixa você também”, lançada em 3 de outubro pela Fenae e por outras entidades representativas, durante ato no Rio de Janeiro. Ele deixará claro, durante a “4ª Reunião da Aliança Latino-Americana em Defesa dos Bancos Públicos”, que defender a Caixa 100% pública é defender o Brasil.

Defesa da democracia e contra o neoliberalismo

Na Jornada Latino-Americana pela Democracia e contra o Neoliberalismo, que ocorre na quinta, sexta-feira e sábado desta semana, a UNI Américas Finanças pretende abrir um espaço de confluência de diferentes expressões organizadas de todo o continente, reunindo mulheres, jovens, indígenas, camponeses, intelectuais, ativistas para a diversidade sexual e sindicalistas em uma agenda comum que priorize a defesa da democracia, da soberania e da integração dos povos.