Notícias

Folclorinho-600x400.jpg

09 Outubro 2017 - 10:15

Concurso Folclorinho: criançada pode participar com desenhos e histórias

Concurso cultural, promovido pela Fenae e as Apcefs, visa valorizar a cultura e o folclore brasileiros. Prazo para envio dos trabalhos segue até 19 de novembro

“O que você faria se pudesse passar um dia com o Saci e seus amigos?”. Essa é a pergunta que a criançada terá que responder para participar do concurso cultural “Folclorinho, uma história divertida”, promovido pela Fenae e as Apcefs. Podem participar filhos, netos e dependentes legais de empregados da Caixa Econômica Federal associados efetivos às 27 associações estaduais, nascidos a partir de 1º de janeiro de 2005.

Os participantes poderão inscrever, de 9 de outubro a 19 de novembro, histórias nos formatos desenho ou desenho + texto. Os arquivos digitalizados, juntamente com os dados do associado, devem ser enviados para o e-mail folclorinho@fenae.org.br, de acordo com o regulamento. A comissão julgadora, escolhida pela Diretoria da Fenae, vai avaliar os trabalhos. E o melhor de cada Apcef será divulgado em um livro que será produzido pela Federação.

Confira o regulamento do concurso Folclorinho.

Confira o cartaz do concurso Folclorinho.

“O concurso Folclorinho se junta às comemorações do Dia do Saci nas Apcefs. Nosso objetivo, que tem sido alcançado com êxito há vários anos, é valorizar a cultura e o folclore brasileiros. É essencial que as crianças conheçam figuras como o saci-pererê, a Cuca, a mula-sem-cabeça e o Curupira, que fazem justamente o contraponto ao Dia das Bruxas ou Halloween”, destaca o diretor Sociocultural da Fenae, Moacir Carneiro.

Festa do Saci

Realizada desde 2009, a festa do Saci é um projeto da Fenae e consiste no resgate da lenda brasileira, ligada às brincadeiras, muito conhecida entre as crianças. Em 2005, foi criado em caráter nacional o Dia do Saci para ser comemorado dia 31 de outubro, com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween e valorizar mais o folclore brasileiro, diminuindo a influência do cultura norte-americana em nosso país.

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado