SIMPOSIO NOVA.jpg

14 Novembro 2017 - 13:15

Abertura do Simpósio dos Aposentados é marcada por discursos em defesa da Caixa e da Funcef

A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (14), no Rio de Janeiro, e contou com a participação do diretor de Administração e Finanças da Fenae, Cardoso. O evento prossegue até sábado

Unidade para defender a Caixa Econômica Federal e a Funcef. Esta foi a principal mensagem passada por dirigentes de entidades representativas dos empregados e aposentados do banco, durante a solenidade de abertura do 39º Simpósio Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal, ocorrida nesta terça-feira (14), no Rio de Janeiro (RJ).

Uma das preocupações é a ameaça de abertura do capital da Caixa. “Tornar a Caixa uma empresa de Sociedade Anônima (SA ) vai fazer com que a Caixa perca o que tem de melhor, que é a sua capacidade de atender a população mais carente”, alertou o diretor de Administração e Finanças da Fenae, Cardoso.

Segundo ele, os bancos públicos estão sendo atacados não só no Brasil, mas também em países vizinhos.  Por isso, o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, não pode comparecer ao Simpósio, porque está em Montividéu, no Uruguai, participando da “4ª Reunião da Aliança Latino-Americana em Defesa dos Bancos Públicos”, promovida pela UNI Américas Finanças.

Cardoso destacou a grande mobilização das representações dos trabalhadores da Caixa em 2016 contra o PLS 555, que posteriormente foi transformado na Lei 13.303/2016, a chamada Lei das Estatais. “Nós conseguimos barrar com muita luta no Senado o texto original do projeto e agora a Caixa sofre um novo ataque, porque pode ser votado pelo Conselho de Administração a abertura de capital da empresa através da alteração do seu estatuto”.

O diretor de Administração disse durante a abertura do Simpósio dos Aposentados que as entidades representativas dos trabalhadores estão mobilizadas para impedir nova tentativa de privatização do banco. Cardoso lembrou que foi criado no final de outubro o Comitê Nacional em Defesa da Caixa, que reúne a Fenae, Fenacef,  Fenag, Fenacef, Advocef, Aneac, AudiCaixa, SocialCaixa, Contraf e centrais sindicais. “Estamos atuando para sensibilizar prefeitos, vereadores, deputados e senadores e a sociedade como um todo sobre a importância da Caixa para o país”, acrescentou.

O diretor de Administração e Finanças da Fenae volta a falar para os participantes do simpósio nesta quarta-feira (15), pela manhã, durante a programação que é destinada às entidades para prestarem contas sobre a sua atuação.

A Fenae também está com um estande no evento, onde estão sendo divulgados os projetos e ações da entidade como as campanhas “Defenda a Caixa você também” e “Contencioso: essa dívida é da Caixa”, além do programa Movimento Solidário, Rede do Conhecimento,entre outros. Até sexta-feira, haverá distribuição de brindes aos associados das Apcefs e serão sorteadas cafeteiras Nepresso entre os participantes que interagirem com as ações de relacionamento no estande.

Simpósio

Prestes a completar 40 anos de existência, o Simpósio dos Aposentados e Pensionistas está reunindo no Rio de Janeiro quase mil pessoas de todo o país." Além de debates sobre temas como Funcef e Previdência complementar, o evento é um momento de congraçamento", destaca a diretora para Asssuntos de Aposentados.e Pensionistas, Marlene Rodrigues.

“ O simpósio é uma janela que temos a cada ano para melhorar nossos conhecimentos sobre questões relevantes e de trocar experiências. Também é um momento de celebrar a vida. Vamos buscar convergir todas as nossas ações para defender a Funcef e a Caixa”, conclamou o presidente da Fenacef, Edgar Lima.

A solenidade de abertura foi marcada pelo desfile das delegações e por um ato ecumênico.