Apcefs

Apcef NacionalAs Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs) estão presentes nos 26 estados e no Distrito Federal. Assim como a Fenae, são entidades comprometidas com a defesa dos direitos e a promoção do bem-estar do pessoal da Caixa. Para tanto, além de participarem das mobilizações da categoria, disponibilizam infraestrutura para atividades sociais e de lazer, esporte e cultura, além de outros benefícios como convênios.

A primeira Apcef surgiu em São Paulo, em 1907, com o nome de Sociedade Beneficente dos Funcionários da Caixa Econômica Federal. O foco principal era o auxílio nas despesas com assistência médica, farmácia e funerais. Já em 1917, também sob a denominação de Sociedade Beneficente, nasceu a Apcef de Pernambuco. Daí em diante, outras associações surgiram. A mais nova é a Apcef/TO, criada em 1992.

Ao longo da história, as Apcefs foram protagonistas de momentos de luta importantes dos empregados da Caixa. Destaque para a greve história de 30 outubro de 1985, por meio da qual se conquistou o reconhecimento como bancário e, consequentemente, a jornada de seis horas e o direito à sindicalização. Em relação à promoção do bem-estar da categoria, as associações estaduais também são parceiras da Fenae na execução de projetos nas áreas social, esportiva e cultural.

Confira no mapa as informações sobre as Apcef.

APCEFS no Brasil