A Fenae

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) foi fundada em 29 de maio de 1971, durante o 6º Congresso Nacional das Associações de Pessoal, em Curitiba (PR), para dar maior integração e unidade ao movimento associativo dos empregados da Caixa.

Confira o Estatuto da Fenae.

Acesse os balanços da Fenae.

A Fenae congrega as 27 Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs). O número de associados, ativos e aposentados, é, atualmente, de cerca de 50 mil.

O órgão máximo da Fenae é o seu Conselho Deliberativo Nacional (CDN), composto pelos presidentes das Apcefs. O CDN é conduzido por uma mesa diretora com presidente, vice-presidente e secretário, eleitos entre seus pares.

• Nossa missão

Promover o bem-estar do pessoal da Caixa, atuando coletivamente na defesa dos direitos e incentivando práticas sociais, esportivas e culturais.

• Nossa visão

Ser referência na promoção da qualidade de vida e defesa dos direitos do pessoal da Caixa.

• Nossos valores
- Atuamos com ética, transparência e integridade.
- Respeitamos e promovemos os direitos humanos, a equidade e a solidariedade.
- Somos comprometidos com a proteção ambiental e a promoção do bem-estar da sociedade.
- Valorizamos o acesso à informação e ao conhecimento.

Fenae é luta em defesa da Caixa e dos empregados do banco!
Fenae é esporte!
Fenae é cultura!
Fenae é responsabilidade social!
Fenae é mais você!

identidade visual

A unificação das marcas da Fenae e das Apcefs marcou o advento dos 35 anos da Federação. A iniciativa foi um um passo importante no fortalecimento da identidade e aproximação entre as entidades.

A cara da logo modernizou-se e passa a ser representada por figuras humanas unidas num círculo. Na mesma idéia, baseia-se a marca das Apcefs, com a diferença de que nas associações o indivíduo é destacado sobre o conjunto. O objetivo é mostrar que ela representa um dentre o todo. No caso da marca da Federação, a simbologia reflete na união das associações. As cores são o azul e o laranja, mantendo a identidade com as cores da Caixa.

Baixar manual de marcas

Instâncias da Fenae

A Diretoria Executiva é o órgão colegiado, normativo e executivo, composto por onze integrantes (presidente e vice-presidente, diretores Financeiro e Administrativo, Comunicação e Imprensa, Cultura e Esportes, e diretores executivos).

• Jair Pedro Ferreira

Presidente

É empregado da Caixa desde 1989, com lotação atual na Agência Conjunto Nacional, em Brasília (DF). É graduado em Ciências Contábeis. Foi diretor representante dos empregados na Sasse (1996/1999), secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Londrina (1994/1996), membro do Conselho Fiscal da Fenae (1993/1996), diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa). Na Fenae, também ocupou a Vice-Presidência e a Diretoria de Administração e Finanças.

• Sérgio Takemoto

Vice-presidente

Foi gerente de Relacionamento na Agência Imirim e coordenador de Serviços na Gerência de Filial do Fundo de Garantia de São Paulo (GIFUG/SP). Formado em Administração de Empresas, foi diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo em 1991, membro do GT Estatuto da Funcef, diretor administrativo-financeiro e depois diretor-presidente da Apcef/SP nas gestões 2008-2011 e 2011-2014.

• Clotário Cardoso

Diretor de Administração e Finanças

Biólogo de formação, ingressou na Caixa na Agência Inconfidência, em Belo Horizonte (MG), em 1989. Trabalhou na DIBAC, na GILOC e atualmente está lotado na Agência Tupinambás. Foi diretor do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação/MG, diretor Cultural do Sindicato dos Bancários de BH e Região de 2005 a 2008, e presidente do mesmo sindicato nas gestões de 2008 a 2011 e de 2011 a 2014.

• Carlos Alberto Oliveira Lima

Diretor de Esportes

Formado em Economia pela UERJ, atualmente é diretor da Federação dos Bancários RJ/ES e participa do conselho fiscal da APCEF/RJ. Ingressou na Caixa na agência Itororó (BA), em 1982. Foi caixa-executivo até 1988 na agência Vitória da Conquista e supervisor de PTT até 1989. Trabalhou na DIPRO/RJ em 1990. Demitido pelo governo Collor, foi reintegrado em 1992. Entre 1998 e 2010, trabalhou na área de Habitação (GIAFI) e, desde 2011, é lotado na GIPES/RJ. Atuou também como diretor do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e da APCEF/RJ.

• Moacir Carneiro da Costa

Diretor Sociocultural

Ingressou na Caixa em 1989, trabalhou na área de sistemas e de administração nas agências Itaigara, Iguatemi e D. João VI, em Salvador (BA). Foi gerente da Tesouraria Regional por mais de 10 anos. Moacir foi presidente da Apcef/BA de 2008 a 2013, membro do Conselho Deliberativo da Contraf/CUT e diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia de 2011 a 2014. Atualmente está lotado na Gerência de Filial de Gestão de Pessoas da capital baiana e é diretor de Administração e Finanças da Apcef/BA.

• Marcos Aurélio Saraiva Holanda

Diretor de Comunicação e Imprensa

Formado em Direito, foi um dos articuladores da luta pela jornada de trabalho de seis horas. Ingressou na Caixa em 1982, na Agência Iracema Bezerra de Menezes, em Fortaleza (CE). Foi lotado na Agência Praça do Ferreira, onde exerceu a função de caixa executivo. Afastou-se da empresa para participar do movimento sindical em 1991. Retornou à Caixa em 1994, voltando ao movimento em 1996. Foi presidente da Apcef/CE por duas gestões, de 1996 a 2001, e presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará também por duas gestões, de 2002 a 2007. Participou do Comando Nacional entre 2002 e 2007, e da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa) de 2008 a 2013.

• Marlene Rodrigues Dias

Diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas

É presidente da Associação dos Economiários Aposentados de Brasília. Desde 1998, milita no Sindicato dos Bancários local, onde responde pela Secretaria do Aposentado. Foi diretora-administrativa da Apcef/DF por quatro gestões, vice-presidente do Conselho Fiscal da Fenacef e secretária de Saúde da Fetec-CUT/CN durante seis anos.

• Rachel de Araujo Weber

Diretora de Juventude

Ingressou na Caixa em 2005. Entre os anos de 2008 e 2010, foi diretora de Apoio do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. Em 2011 assumiu a Secretaria Geral da entidade. Atualmente, cursa Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

• Rita de Cássia Santos Lima

Diretora de Relações do Trabalho

É diretora-executiva do Sindicato dos Bancários do Espirito Santo, secretária de Comunicação da Apcef/ES e atua na Intersindical. Nos anos 1990, participou da Comissão Nacional em Defesa da Caixa e da luta pela centralização do FGTS no banco. Em 2016, integrou a coordenação de Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. Foi diretoria da FEEB RJ/ES e CNB/CUT, secretária de Formação da CUT/ES e diretora da CUT nacional. Aposentada, é graduada em Economia e mestre em Educação.

• Fabiana Cristina Meneguele Matheus

Diretora de Saúde e Previdência

Ingressou na Caixa em outubro de 1989, em Bauru (SP). Atualmente, sua lotação é na agência Vila Esperança/SP - SR Penha, na Gerência de Relacionamento. Formada em Ciências Contábeis, Fabiana é pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos, Capacitação, Responsabilidade Social e Terceiro Setor. Foi diretora do Sindicato dos Bancários de Bauru/SP (1995/1997). Na Apcef/SP, foi diretora de Administração e Finanças (1999/2002) e diretora-presidente (2002/2005 e 2005/2008). Foi presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae (2004/2006) e conselheira eleita da Funcef por dois mandatos de 2006 a 2012. Na Fenae, também foi diretora de Administração e Finanças.

• Jerry Fiusa dos Santos

Diretor da Região Norte

Presidente da Apcef de Rondônia, Jerry Fiusa sempre pautou suas atividades pelo viés social. Como empregado da Caixa, encontrou no banco uma função que tem tudo a ver com seus ideais: Técnico Social/Assistente de Projetos Sociais. Também é coordenador, desde 2013, da ONG Moradia e Cidadania, criada pelos bancários da Caixa. É voluntário da entidade desde que entrou no banco, em 2004. Antes de ser presente da Apcef/RO, foi voluntário da associação, diretor de Esportes e vice-presidente.

• Giselle Maria Araujo Lima

Diretora da Região Nordeste

Foi presidente da Apcef do Maranhão entre 2011 e 2016 e atualmente é vice-presidente da entidade. Trabalha na Caixa desde 1989, quando ingressou na matriz, na Diretoria da Habitação. Em 1994, foi transferida para São Luís (MA), onde trabalhou na Central de Habitação, CPA e na área de habitação da Agência Gonçalves Dias. Desde 2002, trabalha na área de recuperação do crédito comercial da GIREC/SL.

• José Herculano do Nascimento Neto (Bala)

Diretor da Região Centro-Oeste

Piauiense e formado em Gestão de Recursos Humanos, é avaliador de penhor e trabalha há mais de 32 anos da Caixa. Começou sua militância como delegado sindical, atuando por várias unidades de Brasília, entre elas as agências Planalto e Comercial Sul. É secretário-geral da Apcef/DF e já foi vice-presidente da entidade. Também é diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília e de Esportes da Associação dos Economiários Aposentados do DF (AEA-DF).

• Dionísio Reis Siqueira

Diretor da Região Sudeste

Já exerceu função de caixa e tesouraria na Caixa, onde ingressou em 2003. Desde 2010 é dirigente sindical. Atuou como diretor de Bancos Públicos Federais da Fetec-SP e é diretor-executivo do Sindicato de São Paulo, Osasco e Região, além de secretário de Saúde e Condições de Trabalho na entidade. Conselheiro municipal de Saúde (segmento Usuário SUS) pelas centrais sindicais, também é coordenador do CIST municipal SP e da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa). É formado em Gestão Financeira.

• Célia Margit Zingler

Diretora da Região Sul

Bancária da Caixa desde 1978, Célia Zingler sempre se dividiu entre o trabalho do banco e a militância, atuando fortemente na luta pela igualdade de oportunidades entre mulheres e homens. Aposentada, é diretora de Aposentados, Previdência e Saúde da Apcef/RS, diretora de Formação do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e diretora da Fetrafi-RS. É formada em Direito e tem pós-graduação em Direito Previdenciário pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Foi presidente da Apcef/RS e já integrou o Conselho Deliberativo da Funcef.

Instâncias da Fenae

O Conselho Fiscal é composto por seis membros, sendo três titulares e três suplentes.

• Francisca de Assis Araújo Silva

Conselho Fiscal - 1º Conselheiro

Professora com Licenciatura em Letras, foi admitida na Caixa em Picos (PI), em 1976. No ano seguinte, foi transferida para Teresina, onde foi caixa executiva efetiva. Foi diretora de Administração e Finanças, vice-presidente e presidente da Apcef/PI. Também atuou como tesoureira, vice-presidente e presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí em 1998, e conselheira deliberativa da Funcef entre 2002 e 2006. Membro do Conselho Deliberativo da Anapar desde a sua criação, do Conselho Fiscal da Fenae por dois mandatos e do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da entidade por três anos.

• Maria Rita Serrano

Conselho Fiscal - 2º Conselheiro

Empregada da Caixa desde 1989, presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC por dois mandatos. É representante dos empregados do Conselho de Administração (CA) do banco, no qual já atuou com suplente. Coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, entidade organizativa cuja luta conseguiu retirar cláusulas privatistas do Estatuto das Estatais, Rita é mestre em Administração, graduada em História e tem especialização em governança pelo IBGC.

• José Megume Tanaka

Conselho Fiscal - 3º Conselheiro

É empregado da Caixa há 30 anos, período no qual ocupou diversas funções, entre elas a de gerente geral das agências Água Verde, Batel, Fórum Trabalhista e Mercês, em Curitiba (PR). Formado em Ciências Contábeis, com pós-gradução em Gestão de Pessoas, atua como conselheiro da Agecef/PR, a qual presidiu e foi diretor Financeiro por dois mandatos. Foi diretor da Fenag e é vice-presidente da Apcef/PR.

• Paulo César Barros Cotrim

Conselho Fiscal - 1º Suplente

Na Caixa desde 1981, trabalhou em diversas agências de Salvador (BA), tendo ocupado a função de caixa executiva. Foi diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, onde atualmente é 2º tesoureiro. Foi também diretor de Esportes da Fenae e diretor da Apcef/BA. Atualmente está lotado na Agência Iguatemi/BA. Formado em Administração de Empresas e em Educação Física, é pós-graduado em Treinamento Desportivo.

• Laércio Silva

Conselho Fiscal - 2º Suplente

Trabalhou na habitação na década de 1980, na Agência Criciúma (SC). Na década de 90 foi caixa na Agência Ouro Negro, e desde 2004 é assistente regional na SR Sul. Foi coordenador da CUT Regional Sul/SC em meados da década de 1990, e atualmente é diretor de Esportes da Apcef regional de Criciúma.

• Anabele Silva

Conselho Fiscal - 3º Suplente

É empregada da Caixa desde 2007. Ingressou na Gerência de Filial do Fundo de Garantia (GIFUG), associando-se à Apcef/PE no ano seguinte. Atual diretora de Comunicação e Imprensa do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do estado (UFPE). Lotada na GIFUG-Recife, foi também delegada sindical.

Instâncias da Fenae

O Conselho Deliberativo Nacional é a instância máxima de decisão e reúne-se quadrimestralmente, sendo constituído pelos membros da Diretoria Executiva e pelos presidentes das 27 Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef).

• Apcef/AC

Vanda Cavalcante - Diretora-presidente