FAMA 2018

Estudantes do Instituto Federal de Brasília instalam Comitê do FAMA

Estudantes do Instituto Federal de Brasília instalam Comitê do FAMA

Objetivo é ampliar discussões sobre a conservação da água, organizar atividades descentralizadas, ações diretas e mobilizar os estudantes para participarem do encontro do FAMA

Objetivo é ampliar discussões sobre a conservação da água, organizar atividades descentralizadas, ações diretas e mobilizar os estudantes para participarem do encontro do FAMA

No último dia 27 de setembro, foi lançado o comitê local do FAMA no Instituto Federal de Brasília – IFB. O comitê foi criado por iniciativa dos estudantes dos cursos de tecnologia em agroecologia e licenciatura em biologia, com o objetivo de ampliar discussões sobre a conservação da água, organizar atividades descentralizadas, ações diretas e mobilizar os próprios estudantes para participarem do encontro do FAMA que acontecerá em Brasília, em março de 2018.

Estudantes e professores lembraram, na reunião, que pela primeira vez houve racionamento de água no Distrito Federal e, com as mudanças climáticas, a tendência é de um cenário ainda pior. 

A estudante Marcella Bertte conta que os alunos planejam entregar uma carta durante o encontro do FAMA mostrando que a agroecologia pode ser uma alternativa à crise hídrica "Sabemos que 70% da água disponível são consumidos pela agricultura, e a agroecologia se propõe a economizar esse recurso na sua atividade", explica Marcella.

Nesse sentido, os estudantes planejam, com a constituição do comitê, organizar atividades de educação ambiental, principalmente relacionadas ao temas ciclos hidrológicos, políticas públicas, gestão de bacias hidrográficas, importância do bioma cerrado etc.

Também estão previstas algumas ações diretas, como a construção de banheiro seco e de uma cisterna no campus Planaltina, onde está o curso de agroecologia, acompanhada de oficinas para a comunidade. O grupo também pretende estar conectado às atividades desenvolvidas pelo comitê do FAMA em Brasília.

ifb comite 2.jpg

Comitês do FAMA já instalados:
Brasília, Pará, Paraíba, Bahia, Sergipe, Piauí, Amapá, Baixada Fluminense, IFB-Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Maringá

Próximos lançamentos de comitês locais do FAMA:
20/10 – Espírito Santo
30/10 – Rio Grande do Sul


PARTICIPE DO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA – FAMA 2018


O FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água – será realizado em março do próximo ano, em Brasília. Será um grande encontro com o objetivo de unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de se apropriarem de reservas e fontes naturais de água e de outros serviços públicos. O FAMA se organiza em contraposição ao Fórum das Corporações – autodenominado 8º Fórum Mundial da Água.

. Leia o Manifesto do FAMA e o Chamamento aos Povos
.
Participe com suas ideias para a construção do FAMA
. Acompanhe
Agenda de eventos e atividades
.
Conheça aqui as entidades que integram a Coordenação Nacional do FAMA