ComiteEmpresasPublicas-600x400

Dia 5 de julho será de luta em defesa das estatais e da soberania nacional

29/06/18 18:16 /

Em reunião nesta sexta-feira (29), as entidades que integram o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas indicarem o 5 de julho como “Dia Nacional em Defesa das Empresas Públicas e da Soberania Nacional”. Segundo Rita Serrano, coordenadora do Comitê e representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, a intenção é realizar atividades em todo o país para lembrar a importância das estatais. Nesta mesma data, o Comando Nacional dos Bancários fará atos em defesa dos bancos públicos.

“A liminar obtida pela Fenae e pela Contraf-CUT no STF impedindo privatizações sem a autorização do Legislativo, a suspensão do leilão da Lotex e das distribuidoras da Petrobras mostram que é preciso lutar e que é possível vencer neste momento de desmonte do patrimônio público” avalia Rita. O comitê deliberou ainda por cobrar dos candidatos à Presidência da República a defesa das políticas e patrimônios públicos e ampliar a pressão no Congresso para a aprovação de medidas em defesa das estatais e dos direitos dos empregados. É o caso do PDC 956/2018, da deputada federal Érika Kokay (PT-DF), que visa suspender os efeitos das resoluções da CGPAR que afeta os planos de saúde.

A reunião contou com representantes da Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Embrapa, eletricitários, petroleiros, metroviários de Minas, além de representantes de quatro centrais sindicais - CUT, CTB, Intersindical e UGT, além de entidades como Fenae, Anabb e Afbnb, Fenag e Aneac.

O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas é uma instância organizativa criada em janeiro de 2016 como consequência da luta contra o Projeto de Lei do Senado (PLS) 555, que estabelecia o Estatuto das Estatais (ou Lei de Responsabilidade das Estatais). Com o governo de Michel Temer, essas ameaças foram intensificadas, exigindo cada vez mais organização e mobilização por parte do comitê.

Para saber mais acesse www.comiteempresaspublicas.com.br.